Empresária angolana Isabel dos Santos reage: “Autoridades têm conhecimento da minha morada”

Compartilhe

A empresária angolana, Isabel dos Santos, já reagiu à notícia publicada na noite desta sexta-feira, 18, dando conta da preparação, pela PGR, de um mandado de captura internacional, afirmando que sempre se mostrou disponível e que “as autoridades têm conhecimento da sua morada”.

Segundo o Correio da Kianda, foi através de um comunicado que a empresária reagiu à notícia, no qual nega que tenha sido proferida qualquer acusação e lembra que sempre esteve disponível para prestar “todos os esclarecimentos solicitados”.

Isabel dos Santos refere que “não se encontra em parte incerta, ao contrário do que é falsamente divulgado”, pelo facto de as autoridades.

“Nos processos crime que correm termos em Portugal e em que é visada, Isabel dos Santos disponibilizou-se formalmente para prestar declarações. Não obstante, estranhamente, nunca foi notificada para tal efeito”, garante em comunicado.

Os advogados da empresária garantem não ter sido “proferida qualquer acusação” contra Isabel dos Santos e que, de acordo com a base de dados da Interpol, “não existe, até ao momento, qualquer referência à emissão de um mandado”.

De acordo com o documento, Isabel dos Santos está a ser procurada por suspeitas dos “crimes de peculato, fraude qualificada, participação ilegal em negócios, associação criminosa e tráfico de influência, lavagem de dinheiro”, o que, em caso de condenação pode atingir uma pena máxima de 12 anos de prisão.

No referido comunicado pode ler-se ainda de que a empresária Isabel dos Santos “não se encontra em parte incerta”, ao contrário do que foi inicialmente divulgado e acrescenta que as autoridades têm conhecimento da sua morada.

Segundo o documento, entre 2015 e 2017, a empresária, criou mecanismos financeiros “com intenção de obter ganhos financeiros ilícitos e branquear operações criminosas suspeitas”, através de “informação sobre dinheiros públicos do Estado angolano” que conseguiu na qualidade de administradora da petrolífera estatal Sonangol. Factos que a equipa de advogados de Isabel dos Santos disputa.

“Os factos relacionados com o período em que exerceu funções na Sonangol não foram confirmados judicialmente – pelo contrário”, acrescenta ainda o comunicado.

Lembrar que no mandado de captura, confirmado pela PGR, as autoridades judiciais angolanas pedem à INTERPOL para “localizar e prender com vista à extradição” da cidadã angolana Isabel dos Santos.

O nome de Isabel dos Santos, primogénita do antigo Presidente da República, José Eduardo dos Santos, é aparece referenciado em casos da justiça desde 2017, quando foi exonerada do cargo de Presidente do Conselho de Administração da Sonangol, para o qual havia sido nomeado por José Eduardo dos Santos, seu pai, naltura Presidente da República.

Nesta altura, vários círculos da vida política do país mostram-se contra, por constituir nepotismo, à luz da Constituição da República.

Logo após a sua exoneração, a PGR mandou uma notificação à residência da empresária, em Luanda, para comparecer à justiça e no mesmo dia Isabel dos Santos ausentou-se de Angola.

C/ Agências

Radio Angola

Radio Angola aims to strengthen the capacity of civil society and promote nonviolent civic engagement in Angola and around the world. More at: http://www.friendsofangola.org

Leave a Reply