ELISA GASPAR DENUNCIA EXISTÊNCIA DE FALSOS MÉDICOS CUBANOS EM ANGOLA
A Bastonária da Ordem dos Médicos Angolanos denunciou recentemente a existência de médicos estrangeiros falsos em Angola, tendo mesmo citado os cubanos e da República Democrática do Congo (RDC).
Rádio Angola
Numa denuncia pública feita ao jornal OPAÍS, cujo áudio foi “gentilmente” transmitido pela TV Zimbo, a bastonária disse mesmo que há no país, cidadãos cubanos sem qualificações e que estão a trabalhar como médicos nos hospitais públicos.
Para Elisa Gaspar é necessário acabar com os que chama de “charlatães” para dar espaço a quem realmente tem qualificações para exercer a actividade de medicina no país.
De acordo com a responsável, muitos desses cidadãos, chegaram ao país com a formação de enfermeiros, mas acabaram por exercer actividade de médicos “ganhando salários chorudos sem a devida competência profissional”.
Elisa Gaspar que lamentou a situação de mais três mil médicos angolanos que estão no desemprego, referiu que o mesmo de médicos expatriados duvidosos, acontece também com cidadãos provenientes da República Democrática do Congo e da extinta União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, cujos processos já foram identificados.
Oiça aqui na página da Rádio Angola as declarações da bastonária da ordem dos médicos angolanos, Elisa Gaspar: