Eleições 2022: Presidente da UNITA garante governar com todos e para todos angolanos

Compartilhe

O presidente da UNITA, Adalberto Costa Júnior, prometeu este sábado, 21, a alteração da Constituição da República de Angola como uma das prioridades, em caso de vitória nas eleições de Agosto próximo, para tornar Angola num verdadeiro Estado de Direito e Democrático baseado no princípio de separação de poderes.

Rádio Angola

Ao discursar em Luanda, no comício de abertura da pré-campanha eleitoral da UNITA que lidera a plataforma política Frente Patriótica Unida (FPU), Adalberto Costa Júnior, disse que, antes do fim do mês de Maio, os angolanos saberão o programa de governação do maior partido na oposição, garantindo que o referido programa será “inclusivo e participativo”.

O político apelou os funcionários a se absterem do medo e que num futuro governo da UNITA contará com todos e sem exclusão.

Adalberto Costa Júnior referiu que Angola e os angolanos precisam de um novo sistema de governação para dar solução ha vários problemas, tendo prometido a duplicação do Orçamento Geral do Estado (OGE) para os sectores de educação e saúde, agricultura e investigação científica.

O político falou igualmente da necessidade de uma verdadeira economia de mercado que, segundo ACJ, proporcionará a concorrência e riqueza;

Prometeu de igual modo a institucionalização urgente das Autarquias locais e um governo inclusivo e participativo, que na sua visão levará Angola ao caminho certo do desenvolvimento sustentável o mais rápido possível.

O líder da UNITA e coordenador geral da FPU advogou a autonomia para Cabinda e Lundas/Leste, como factor decisivo para se pôr fim aos conflitos nessas regiões, bem como a promoção do mérito “para se acabar com os nepotismos, facilidades, amiguismos e o familiarismo na Administração Pública”.

Disse ser fundamental que os angolanos façam da paz e da alternância em uma verdadeira festa da democracia sem violência, pois de acordo com Adalberto Costa Júnior “não vai deixar mal o povo e todos aqueles que não se revêm nele, porque em democracias respeita-se os direitos e liberdades de escolhas”.

No seu discurso, o presidente da UNITA, que falava diante de milhares de militantes, amigos, simpatizantes do “galo negro” e membros da sociedade civil, dirigiu uma profunda mensagem aos Órgãos de Defesa e Segurança do Estado, nomeadamente, a Polícia Nacional, Forças Armas e o SINSE, argumentando que “não tenham medo e não aceitem vos colocar o medo por quem hoje detém o poder, vós sóis Republicanos e estão ao serviço do Estado”.

“Quem vos tem dito que se a UNITA assumir o poder serão demitidos dos vossos empregos tem medo da mudança, não é verdade, vamos trabalhar com todos vocês, aliás, o país é grande e às instituições do Estado são enormes não é possível a UNITA governar sozinha como tem feito o MPLA”, disse.

Para Adalberto Costa Júnior, “a UNITA o que fará é criar outros programas de empregabilidade para empregar todos aqueles que estão desempregados. Até hoje,  o único que expulsa funcionários públicos por pensarem diferente é o MPLA, e nós a UNITA faremos o contrário, dignificar os funcionários públicos e trabalhadores de empresas privadas”, assegurou, tendo agradecido “fortemente aos polícias e todas as Forças do Estado pelo serviço prestado este sábado”.

O político na oposição voltou a lamentar o comportamento recorrente dos órgãos de comunicação social públicos, que para ele, continuam a não prestar serviços as actividades da UNITA e de outros partidos políticos na oposição.

Nesta senda, prometeu recorrer às autoridades competentes para exigir o respeito das leis e da Constituição da República, em última instância, poderá intimar os responsáveis dos órgãos mencionados para melhor esclarecimentos desses abusos de poder e de confiança.

Adalberto Costa Júnior enfatizou sobre o verdadeiro combate à corrupção que não permitirá a adjudicação directa dos contratos públicos, conforme vem fazendo o Presidente da República, João Lourenço, que oferece os contratos públicos aos seus amigos sem o recurso a concursos público.

Ao terminar o seu discurso, ACJ, apelou que não vai permitir qualquer fraude eleitoral em Agosto próximo e exige a publicação provisória dos cadernos dos cidadãos eleitores, tendo convidado os ministros Adão de Almeida e Marcy Lopes, “a irem consultar os dicionários com vista a entenderem o significado de publicação e publicidade, na sua visão, a falta de estudos de qualidade pode estar na origem dessa má interpretação da lei”.

Radio Angola

Radio Angola aims to strengthen the capacity of civil society and promote nonviolent civic engagement in Angola and around the world. More at: http://www.friendsofangola.org

Leave a Reply