Dos Santos manifesta-se disponível em ser ouvido pelo Tribunal Supremo como declarante no caso dos “500 milhões de USD”

Compartilhe

O ex-Presidente da República, José Eduardo dos Santos manifestou por carta endereçada ao Tribunal Supremo de Angola a sua disponibilidade para ser ouvido como declarante no processo que alegadamente resultou na burla de 500 milhões de dólares do Banco Nacional de Angola (BNA) transferidos para uma empresa Inglesa, supostamente para constituição de um fundo estratégico de investimento para Angola.

Por conta disto, o Tribunal Supremo deverá enviar um questionário a José Eduardo dos Santos – que se encontra em Barcelona por motivos de saúde – para que este esclareça se a transferência  feita pelo então governador do BNA, Walter Filipe da Silva foi ou não feita com o seu consentimento.

Segundo analistas do Club-K, o parecer de José Eduardo dos Santos deverá ser  determinante para o futuro  jurídico-criminal  do antigo governador do Banco Nacional de Angola. Em caso de José Eduardo dos Santos  dizer que “Sim”, Walter Filipe da Silva terá a seu favor alguns  atenuantes.

Quanto ao seu filho, José Filómeno dos Santos poderá ser depois indiciado por burla, uma vez que a empresa inglesa usada para referida fraude financeira está registada em Londres, em nome do seu “testa de ferro’, Jorge Gaudens Pontes Sebastião.

Leave a Reply