Cidade do Soyo na província do Zaire acolhe mesa redonda sobre autarquias locais

Compartilhe

Um grupo de activistas cívicos da província do Zaire promove no próximo sábado, 14/12, uma mesa redonda sobre a importância das autarquias locais na vida das comunidades.

Rádio Angola

O evento a decorrer no auditório da Universidade 11 de Novembro conta com o apoio da organização-não governamental Friends of Angola (FoA), que de acordo com os organizadores, tem como propósito a promoção da cidadania e a democracia participativa entre os cidadãos.

João Fernandes, coordenador da actividade do Soyo refere que a mesa redonda vai abordar várias temáticas no quadro das autarquias locais que o país pretende implementar pela primeira vez no próximo ano, numa altura em mantém-se o “braço de ferro” entre o partido no poder e a oposição quanto ao modelo a ser adoptado.

O Executivo suportado pelo MPLA defende o “gradualismo geográfico”, que poderá permitir a escolha de alguns municípios numa primeira fase para as autarquias, uma pretensão contrariada pelos partidos políticos na oposição e várias organizações da sociedade, que “exigem” a sua efectivação em todo território nacional.

Os activistas do Zaire querem igualmente que as primeiras autarquias locais aconteçam em todos os municípios de Angola, pois entendem que, a escolha de apenas algumas regiões do país, configura numa “exclusão dos angolanos”, disse à Rádio Angola, João Fernandes.

Explica que, entre os prelectores, constam João Garcia Quintas, deputado da UNITA, Daniel Maurício, jurista e um representante do MPLA por confirmar, bem como aguarda-se pela confirmação do deputado da CASA-CE, Makuta Nkondo e a moderação estará a cargo da professora universitária Filomena Judith.

Segundo os promotores, o encontro estará aberto a qualquer interessado na cidade do Soyo. É a segunda vez que a província do Zaire acolhe este ano conferência sobre autarquias, a primeira teve lugar na cidade de Mbanza Congo.

Oiça aqui na página da Rádio Angola as declarações do activista João Fernandes:

Leave a Reply