Domingos Palanga anuncia que vai ser candidato no congresso da JURA

Compartilhe

Oiça aqui:

Domingos Palanga, actual líder juvenil da JURA em Luanda, tenciona candidatar-se ao cargo de secretário-geral da organização, cujo congresso está marcado para os dias 15, 16 e 17 de Março de 2023, a decorrer no complexo Sovsmo, em Viana.

Eleito deputado à Assembleia Nacional pelo círculo provincial de Luanda, nas últimas eleições gerais de 2022, o jovem político disse que a manifesta intenção de concorrer ao cargo de secretário-geral da JURA, vem responde ao pedido de um conjunto de quadros, membros do Comité nacional da JURA e da sua Comissão Permanente em Angola e na diáspora, tendo como lema da sua candidatura: “Lema: “Reorganizar e empoderar para transformar”.

“Também há um conjunto de mais velhos com alguma autoridade política e moral dentro do nosso partido, que entende que dispomos de perfil político e poderá efectivamente nos habilitar a conduzirmos os destinos da JURA com alguma mestria no quadriênio 2023/2027”, disse.

Domingos Palanga assegura que “do ponto de vista estatutário e regulamentar” reúne os requisitos necessários, pelo que ao ser confirmada a sua candidatura assim que for entregue à comissão encarregue de 1 a 5 de Fevereiro próximo, conforme consta no calendário do 5º congresso, tem como linhas de força reorganizar a JURA, que na sua visão, passa pelo reforço da disciplina interna, unidade e coesão no seio dos quadros.

O pré-candidato disse ainda que, entre as prioridades no seu manifesto eleitoral, em caso de vitória, consta “a necessidade do aprofundamento da lealdade à direcção do partido, bem como a fidelidade ao presidente assim como à causa da UNITA”.

“No capítulo de empoderamento pretendemos construir através de um projecto de reaproveitamento de quadros uma escola voltada para o treinamento político ideológico e doutrinal, bem como o encaminhamento e monitorização dos quadros em formação técnica, académica e cientificamente”, avançou.

Com estes elementos basilares, disse Domingos Palanga, “poderemos operacionalizar a tão almejada transformação da JURA, num verdadeiro braço de apoio à direcção do partido neste contexto de luta política onde uma eventual fraude eleitoral não deve fazer parte nem nas contas, nem no dicionário do nosso partido”, sublinhou o pré-candidato, acrescentando que, pretende tornar “uma JURA capaz de defender as conquistas e interesses superiores da UNITA e do país”.

Dados do pré-candidato

O pré-candidato Domingos Palanga, nasceu no dia 20 de Novembro de 1987, no bairro Miramar, antigo município das Ingombotas, hoje distrito urbano, província de Luanda. É filho de Eduardo Palanga e Lucinda Manuel, ambos naturais da Quibala, província do Kuanza-Sul.

Palanga, é dentre outros, formado em Ciência Política, na especialidade de Políticas Públicas, pela Faculdade de Ciências Sociais (FCS) da Universidade Agostinho Neto (UAN). É ainda técnico de planificação e gestão de tráfego rodoviário urbano, pelo Ministério dos Transportes (TCUL-EP).

Terminou recentemente uma graduação em Estratégia de Segurança e Defesa Nacional, pelo Instituto Nacional de Defesa (IDN).

O jovem aspirante à liderança da JURA é membro da Comissão Política da UNITA, do Comité Nacional e da Comissão Permanente do braço juvenil do maior partido na oposição. É presidente do Comité Nacional da Juventude Sindicalizada de Angola, braço juvenil da Central Geral dos Sindicatos Independentes e Livres de Angola (CG-SILA).

Formalizou a sua militância na UNITA aos 22 de Junho de 2009, no secretariado municipal do Kilamba-Kiaxi. Foi director nacional para os assuntos académicos e sociedade civil do partido, chefe do departamento de mobilização para as escolas e instituições médios.

Exerceu ainda as funções de secretário nacional para a comunicação e marketing da JURA, assessor político do antigo secretário-geral, Aly Mango, bem como foi o director provincial de campanha da UNITA/FPU para juventude em Luanda no pleito eleitoral.

Na sequência das Eleições Gerais de 24 de Agosto de 2022, Domingos Palanga foi eleito deputado à Assembleia Nacional, em Luanda – a maior praça eleitoral do país, onde a UNITA venceu o pleito eleitoral conquistando três parlamentares.

Salienta-se que, o 5º congresso ordinário da JURA, que vai ser realizado nos dias 15, 16 e 17 de Março de 2023, no complexo Sovsmo, no município de Viana, em Luanda, conta com dois pré-candidatos, que já se manifestaram publicamente a intenção de substituir Agostinho Kamuango.

Para além de Domingos Palanga, poderá também disputar o cargo de secretário-geral da mocidade da UNITA, António Marques, Roberto Gamba Figueira e Nelito Ekuikui, actual secretário provincial de Luanda.

Radio Angola

Radio Angola aims to strengthen the capacity of civil society and promote nonviolent civic engagement in Angola and around the world. More at: http://www.friendsofangola.org

Leave a Reply