Director do SIC no município do Cuango é vítima de “cabala” montada por “colegas”

Compartilhe

Um cidadão identificado por Rogério Eduardo Bita “Edu”, 34 anos, denuncia que foi agredido pelo director do SIC alegadamente por motivos de ciúmes, facto já foi negado pelos familiares do responsável do Serviço de Investigação Criminal no Cuango, Sandoka Tuyano Neto, que falam em “cabala” montada pelos seus “colegas” que almejam o mesmo cargo.

*Jordan Muacabinza
Fonte: Rádio Angola

Segundo informações postas a circular nas redes sociais, a Rádio Angola apurou que as mesmas “atentam contra à honra e reputação do director do SIC no município do Cuango”, que devido a um suposto desentendimento com o cidadão Rogério Eduardo Bita, o oficial do Serviço de Investigação Criminal “está a ser vítima de calunia e difamação por um grupo de pessoas que querem vê-lo afastado da sua nobre missão”, afirmam activistas da sociedade civil.

De acordo com os membros da sociedade civil no município do Cuango, na província da Lunda-Norte, conhecem bem a reputação de do director do SIC-Cuango, Sandoka Tuyano Neto, pelo que tais informações “visam tão somente conspirar e denegrir a sua imagem”.

De acordo com os defensores dos direitos humanos a “ardilosa armadilha”, que vem sendo montada contra o senhor Tuyano Neto está a ser agora aproveitada pelos seus detractores, olhando para a situação em que envolve o cidadão Rogério Eduardo Bita (Edu), para melhor reinar o que lhes apetece seguindo detalhes abaixo.

Para a sociedade civil nesta parcela do país, os indivíduos movidos de “má-fé” não têm poupado esforço na luta contra o trabalho do actual Director Municipal do Serviço de Investigação Criminal no Cuango, que agora se aproveitam de um tumulto ocorrido nos arredores do bairro bala-bala, concretamente na zona “Pensamento” na vila de Cafunfo, que está a gerar várias reacções nas redes sociais, o que muitos entendem não passa de perseguição visível, “cujo fundamento é proveitos e luta de cadeira da directoria do SIC”.

Falando à Rádio Angola, o cidadão Rogério Eduardo Bita, disse que no dia 15 de Julho do ano em curso tinha sido abordado pelo director do SIC no município do Cuango, Sandoka Tuyano Neto, numa altura em que, a suposta vítima teria abordado a esposa do responsável do SIC, alegando ser sua amante, facto que foi negado pela jovem Bibiana Alberto (Bianca), 23 anos, considerando que são “infundadas” as informações prestadas pelo o Rogério Eduardo Bita (Edu), 34 anos.

Fontes deste portal descrevem que a jovem Bianca Alberto, esposa do actual director do SIC-Cuango, teria se deslocado ao bairro “Bala Bala” com o propósito de ir à casa da sua mãe, mas teria sido abordada pelo suposto amante, que reside igualmente em Cafunfo.

Tudo aconteceu às 16h00 do dia 15 de Julho do ano em curso, em que Rogério Eduardo Bita, também conhecido por “Edu” denunciou ter sido agredido por alegados efectivos do Serviço de Investigação Criminal, comandados pelo seu responsável, Sandoka Tuyano Neto.

Segundo a vítima, no grupo de agressores fazia parte igualmente o agente Celestino Tomás Ninja e Salu, motorista do director do SIC-Cuango, que “romperam o portão do quintal enquanto convivia com a mulher”.

“Quando ouvi o portão a ser rompido, tive que sair até ao quintal, onde me cruzei com o senhor Neto, que me perguntou se eu tinha visto a sua esposa, mas eu respondi-lhe que não conheço a sua mulher”, disse.

Os agressores prossegue Rogério Eduardo Bita, ao acederem o interior do quintal começaram a espancá-lo com “pontapés” e ao mesmo tempo a procurar pela esposa do director do SIC, tendo sido algemado de seguida pelos agentes sob a orientação do seu chefe.

“Fui posto numa viatura de marca Land-Cruzer de cor castanha, em seguida mandaram subir a moça na viatura o que ela recusou, mas o director a obrigou até que subiu na viatura, levados ate à 2ª Esquadra da Polícia Nacional de Cafunfo por onde fui ouvido”.

Um dos activista dos direitos humanos considerou “estranhas” tais informações que nos últimos dias foram colocadas a circular nas redes sociais, que na sua visão, “alimentam o ódio e especulações infundadas de que o jovem encontra-se desaparecido ou pode estar morto, isto não condiz a verdade”, disse a este portal.

O cidadão Mualilo que disse sentir-se “chocado com as acusações falsas”, pois, entende que “uma sociedade não se constrói com mentiras, falsidades, mas sim com seriedade e nisto entendemos que há uma luta de cadeira do director municipal do SIC, que todos querem atingir”.

Salvador Sawanuke sublinhou que, o que se “trata é que, é um cidadão que quis se copular com a esposa do senhor director, presumo que aqui há um grupo de malfeitores e seus colegas de trabalho é que estão a lutar para correr com o senhor Neto e não é caso de tortura”.

“Senhor Comandante Geral, Director Nacional do SIC e da província em particular, quem é que não sente ciúme quando encontra sua esposa com o outro homem?”, questionou o cidadão.

Versão da esposa do responsável do SIC

Em declarações à Rádio Angola, Bibiana Alberto, mais conhecida por “Bianca”, 23 anos, esposa director SIC-Cuango contou a sua versão dos factos, argumentando que, conheceu o cidadão Rogério Eduardo Bita “Edu” nas redes sociais, sendo que, no dia 15 do mês em curso pediu ao seu cunhado identificado por Salu, que a acompanhasse até à casa da sua mãe tendo descido da viatura que estava a ser conduzida pelo Salu.

Posto no local e com o seu cunhado já de regresso, minutos depois, Bianca decidiu voltar a sua casa e pelo caminho, disse foi abordada pelo jovem Rogério Eduardo Bita “Edu”, que solicitou um minuto de conversa.

“Daí me puxou até dentro da sala da sua casa onde pediu que eu me envolvesse sexualmente com ele, eu neguei, mas ainda puxava-me nas roupas que começaram a cair, foi então que mandei mensagem ao meu marido que viesse eu meu socorro”.

Momentos depois, afirmou a jovem que disse ter apresentado já uma queixa-crime ao SIC contra “Edu” por tentativa de violação, apareceu no local o seu esposo Tuyano Neto acompanhado do seu cunhado Salu, mais um agente do SIC conhecido por “Ninja”, que conseguiram resgatá-la.

“Mesmo assim, eu continuava a bater com muita força pela janela para que as pessoas ouvissem e virem ao meu socorrer”, lembrou.

Segundo Bibiana Alberto (Bianca), depois de ter sido resgatada ambos foram levados à 2ª Esquadra da Polícia Nacional em Cafunfo onde teriam sido ouvidos. “Depois tive que levar a queixa-crime à PGR para exigir responsabilização criminal ao jovem Eduardo, que queria me violar, uma vez que nunca agendei se copular com ele já eu tenho marido, por isso exijo que faça justiça”.

A jovem mulher que apela a intervenção da Procuradoria-Geral da República, com vista à responsabilização do suposto infractor, denunciou que o mesmo cidadão, Rogério Eduardo Bita “Edu”, teria enviado duas moças à sua casa com o propósito de agredi-la e proferiram várias ameaças.

Por sua vez, os familiares da jovem consideram “falsas e sem fundamento tais acusações” e entendem ser “algo intencional para sujar a imagem e o bom nome da jovem e seu marido pelo cargo que exerce a nível do município”.

“São acusações tendenciosos por parte dos seus colegas, pelo que, o senhor Neto vive com a mulher há dois anos e aguarda-se apenas pelo fim da pandemia para fazer todos os deveres”, disse Zito Dinis Mudiandambo (Tio) e Beatriz Comboio (Mãe) da Bibiana Alberto (Bianca).

Familiares do responsável do SIC falam em acusações infundadas

Uma fonte familiar disse à Rádio Angola que o director do Serviço de Investigação Criminal no Cuango, Sandoka Tuyano Neto “não protagonizou nenhuma acção agressiva contra o cidadão Rogério Eduardo”, porque, segundo a nossa fonte, “quando Neto encontrou a sua esposa no local em que ocorreu o incidente, a única reacção que teve foi ter orientado o seu colega Ninja (SIC) para que algemasse o senhor e levá-lo à Esquadra da Polícia”.

A fonte que temos vindo a citar refere ainda que, o cidadão em causa, diante da acção protagonizada contra Bibiana Alberto (Bianca), esposa de Neto, ainda oferecia resistência ao agente da autoridade (SIC), mas que viria a ser algemado e juntamente com à ofendida foram encaminhados para à 2ª Esquadra de Cafunfo.

Já, Salu, o motorista que teria apoiado a Bianca aquando da sua deslocação à casa da sua mãe, contou que em nenhum momento Rogério Eduardo foi espancado, tendo revelado que, a ferida que “Edu” apresenta no dedo médio de uma das mãos foi no acto de romper aporta em que o seu dedo ficou apertado na caixilharia, já que o mesmo mostrava resistência.

“Os vestígios que apresenta nas vistas foi no acto de colocar as algemas e o cotovelo escapou na vista”, disse.

Entretanto, Rogério Eduardo (Edu) confirmou à Radio Angola que, o ferimento no dedo apertou-se com a porta que causou a lesão, referindo-se também que “estava coma cara inflamada, mas que desinflamou em espaço de dois dias”.

Leave a Reply