Cafunfo: Activista e colaborador da Rádio Angola denuncia ameaças de morte por agente da Polícia Nacional

Compartilhe

O colaborador da Rádio Angola, na região do Cuango, na Lunda-Norte, Jordan Muacabinza, denuncia que, nos últimos dias, tem sofrido intimidações e ameaças de morte mediante mensagens e telefonemas anônimos.

Rádio Angola

Nesta terça-feira, 2 de Agosto, segundo contou o também activista civico e defensor dos direitos humanos, Jordan Muacabinza, foi detido por algumas horas, na vila mineira de Cafunfo por agentes da polícia com alegação de que estava a filmar os mesmos.

“Fui detido às 16h30 e receberam-me o telemóvel pela polícia com acusação de que estava a filmá-los”, disse, descrevendo que foi levado até ao posto policial do conhecido bairros “Bala Bala”, arredores de Cafunfo, para comprovar nas imagens.

“Qual seria a reacção dos agentes da Polícia Nacional caso encontrassem as imagens no meu telemóvel?”, questiona o activista.

Jordan Muacabinza disse que, posto na esquadra, os efectivos da corporação “vasculharam o telefone e não encontraram nenhuma imagem”, denunciando que, dentro do posto policial um dos agentes proferiu várias ameaças de morte contra a sua pessoa.

“Ficaram com meu telemóvel das 16h00 às 20h00, tendo sido devolvido momentos depois devido à orientação do Comandante da 2ª Esquadra da Polícia Nacional, aquém tenho muito respeito e consideração”, que segundo ainda o activista, o comandante apareceu no local em função de um telefonema por si feito.

Jordan Muacabinda conta no entanto que, as “intimidações e ameaças de mortes”, que vem recebendo nos últimos tempos com frequência, resulta do seu trabalho de luta pelos direitos humanos, na região do Cuango, em particular e da província da Lunda-Norte, em geral.

Radio Angola

Radio Angola aims to strengthen the capacity of civil society and promote nonviolent civic engagement in Angola and around the world. More at: http://www.friendsofangola.org

Leave a Reply