CPJ em Luanda presta auxílio ao jovem em Viana que vive de “esmolas” numa pedonal

Compartilhe

Ouvir:

O Conselho Provincial da Juventude (CPJ) em Luanda doou na última sexta-feira, 13, um conjunto de bens de primeira necessidade ao jovem João Alfredo Abílio, 25 anos, com albinismo, no município de Viana.

Residente do Bairro Quilómetro-14, Distrito Urbano da Estalagem, João Alfredo Abílio, devido a problemas físicos, enfrentam dificuldades de locomoção, daí ter “lançado o grito de socorro”, que prontamente foi atendido pelo líder do Conselho Provincial da Juventude de Luanda, Alberto Dala “Baduna”.

Acompanhado do coordenador adjunto do PROJAPRON, Edson Sousa e outros membros do Conselho Executivo de Luanda, Alberto Dala doou bens como arroz, óleo alimentar, massa, fubá de milho, água, sumos, leite e outros produtos da cesta básica, cuja satisfação era visível ao beneficiado e a sua família.

Diante do líder juvenil da capital, a família do jovem João Alfredo Abílio aproveitou a ocasião para “expor alguns problemas” do Abílio, que disse estar fora do sistema de ensino (IIº ciclo).

Nesta senda, e por via daquilo que são as responsabilidades sociais do O Conselho Provincial da Juventude em Luanda, na pessoa do secretário executivo, garantiu que, no quadro da sua responsabilidade social, o CPJ, vai intermediar junto da Administração Municipal de Viana para a inserção da menina no sistema escolar, a assistência social da família, bem como à intervenção médica e medicamentosa ao jovem João Alfredo Abílio.

O apoio se estendeu igualmente com duas bolsas de estudo para o beneficiado com a sua irmã, que se encontra fora da escolaridade por falta de condições financeiras.

O jovem Abílio, devido às dificuldades, vive o tempo pedindo ajuda debaixo de uma pedonal no município de Cacuaco.

Ao receber a ajuda das mãos do responsável juvenil de Luanda, João Alfredo Abílio agradeceu à organização e disse que passa por muitas dificuldades desde que foi operado no Hospital Américo Boavida.

Disse que precisa de uma motorizada de três rodas (kupapata) para fazer os seus trabalhos de ganha pão, com vista a evitar viver de “mendicidade” nas ruas de Luanda, tendo lamentado que desde que o hospital receitou o uso de um tipo de sabonete, não consegue adquiri-lo por falta de dinheiro, já que, segundo revelou (custa 50 mil kwanzas).

Sabemos que, lidar com a juventude é isso, é pensar sempre no próximo, “pelo que foi nessa vertente que atendemos o clamor do jovem Abílio, pois a juventude é o maior património que temos”, garantindo que o CPJ vai continuar a acompanhar o caso de Abílio.

Radio Angola

Radio Angola aims to strengthen the capacity of civil society and promote nonviolent civic engagement in Angola and around the world. More at: http://www.friendsofangola.org

Leave a Reply