Covid-19: Autoridades angolanas prorrogam situação de calamidade pública e mantêm cerca sanitária para Luanda

Compartilhe

O Estado de Calamidade Pública que Angola vive desde o dia 26 de Maio, com término previsto para quinta-feira (14 de Agosto), deverá vigorar até ao dia 08 de Setembro, em virtude da sua prorrogação, neste sábado,8, pelo Executivo Angolano.

Rádio Angola

O anúncio foi feito neste sábado pelo ministro de Estado e Chefe da Casa Civil do Presidente da República, Adão de Almeida, sublinhando que a decisão resulta do aumento vertiginoso de casos positivos no país e da necessidade de se controlar a sua propagação.

Falando em conferência de imprensa a propósito do assunto, disse que nesse período as medidas serão rigidamente aplicadas, sendo que os seus infractores se arriscam em multas pesadas, a exemplo dos violadores da quarentena domiciliar (250 a 300 kwanzas).

De acordo com Adão de Almeida, as novas medidas entram em vigor na próxima segunda-feira, 10 do mês em curso.

Novos casos positivos em Angola

As autoridades sanitárias registaram, nas últimas 24 horas, mais 34 casos positivos, 17 recuperados e três mortos.
Segundo a ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, que fazia a actualização de dados, entre os novos infectados, todos residentes da província de Luanda, estão cidadãos cujas idades vão dos 16 aos 93 anos.

Em relaçãos óbitos, a ministra da Saúde disse que dois estavam internados na Clínica Girassol e um na hospital da Zona Económica Especial.

Actualmente, o país conta com 1.572 casos positivos, com 70 óbitos, 564 recuperados e 938 activos.

Dos activos, segundo Sílvia Lutukuta, quatro estão em estado crítico, com ventilação mecânica invasiva assistida, 20 em estado grave, entre os quais cinco com necessidade de hemodiálise.

Leave a Reply