Contas bancárias de Isabel dos Santos congeladas em Portugal

Compartilhe

Por DW

O Ministério Público de Portugal requereu o arresto de contas bancárias de Isabel dos Santos. Um pedido feito pelas autoridades de Angola, onde a empresária está a ser investigada por gestão danosa e evasão fiscal.

“Confirma-se que o Ministério Público requereu o arresto de contas bancárias, no âmbito de pedido de cooperação judiciária internacional das autoridades angolanas”, informou à agência Lusa Procuradoria-Geral da República (PGR), depois de questionada sobre uma notícia do jornal Expresso, que indicava que a Justiça portuguesa congelou contas bancárias da empresária angolana.

Isabel dos Santos é suspeita de gestão danosa e evasão fiscal num processo que está a ser investigada em Angola e envolve uma transferência de 115 milhões de dólares.

O Expresso online adiantava ainda que as autoridades angolanas pretendem que sejam arrestados bens e participações no valor de mais de dois mil milhões de euros. Isabel dos Santos poderá ainda recorrer.

A filha do antigo Presidente José Eduardo dos Santos foi constituída arguida pelo Ministério Público de Angola, acusações que entrteanto já negou, dizendo-se vítima de um ataque político.

A 19 de janeiro, o Consórcio Internacional de Jornalismo de Investigação tronou públicos mais de 715 mil ficheiros, sob o nome de “Luanda Leaks”, que detalham esquemas financeiros de Isabel dos Santos e do marido, Sindika Dokolo, que terão permitido retirar dinheiro do erário público angolano utilizando paraísos fiscais.

Leave a Reply