Comandante da Polícia em Luanda “mixado” na via por agente da Ordem Pública

Compartilhe

O comandante provincial de Luanda da Polícia Nacional (PN), comissário-chefe Francisco Monteiro Ribas da Silva, foi interpelado e extorquido em 5.000 kwanzas na madrugada de domingo, 15, na zona do Anangola, município de Luanda, por um agente de 1.ª classe da Ordem Pública em serviço que não o reconheceu como sendo o chefe da PN em Luanda.

Segundo o NJ, o agente foi alvo de um processo disciplinar movido pelo próprio comandante provincial de Luanda da Polícia Nacional, mas, em parada, outros efectivos da polícia pediram ao comandante que perdoasse o agente.

De acordo com o vídeo que circula nas redes sociais, e em que aparece o comandante e as tropas em parada, numa unidade da polícia em Luanda, cuja autenticidade foi confirmada ao Novo Jornal pela delegação provincial de Luanda do Ministério do Interior (MININT), o agente foi alvo de um processo disciplinar.

Falando para os afectivos da polícia, após apresentar o agente da Ordem Pública, o comandante provincial de Luanda da Polícia Nacional, Francisco Monteiro Ribas da Silva, falou sobre o perigo que os agentes corruptos correm.

“Isto é extremamente grave. A nossa vida é de risco permanente e aqueles que gostam de andar a extorquir nunca sabem quem roubam. Sem saberem, podem extorquir um ministro, um governador ou juiz, um procurador, um administrador ou um embaixador que queiram andar de forma descaraterizada. Isso é um risco tremendo”, chamou atenção aos efectivos o número um da PN em Luanda.

Na ocasião, Francisco Monteiro Ribas da Silva perguntou às forças em parada o que devia fazer com o agente de 1.ª classe que o extorquiu, ao que os efectivos responderam que o perdoasse.

“Perdoa-o, senhor comandante”, responderam as forças em parada ao chefe da polícia em Luanda.

No vídeo, o comandante provincial recebeu de volta o seu valor e a seguir mandou instruir um processo disciplinar contra o agente.

De recordar que em 2021, dez efectivos da polícia em Luanda foram expulsos por extorquirem automobilistas na via pública.

Radio Angola

Radio Angola aims to strengthen the capacity of civil society and promote nonviolent civic engagement in Angola and around the world. More at: http://www.friendsofangola.org

Leave a Reply