CARTA ABERTA AO ADMINISTRADOR DA MATALA

Compartilhe

À

SUA EXCELÊNCIA ADMINISTRADOR MUNICIPAL DA MATALA

Dr. Miguel António Paiva Vicente.

 

Excelência, Queira receber as minhas saudações.

Eu cidadão Jesus M. B. DOMINGOS, nascido no município da Matala, no bairro Colonato, e que no ano de 2012, já na sua governação, me vi obrigado a registar-se como membro da província do Cunene porque não aguentava mais existir sem registo, situação que muitos dos meus irmãos se encontram até hoje. Tenho 20 anos de idade e desde muito cedo abracei a causa justa, onde desenvolvi actividades educativas e culturais, tais como: coordenei o movimento Lev´arte, sector Matala, Associação Filhos da Matala e os Frater que organizamos debate onde abordávamos situações do país e do município e fomos conotados como jovens da oposição pelos seus camaradas.

Escrevo-lhe esta carta com sentimento de um dia chegar a ti e concretizares.

Matala é o segundo maior município da HUÍLA e por sinal, também ao nível económico pelos recursos hídricos e minerais que ostenta.

Quero dizer que estou insatisfeito com a tua governação nos seguintes aspectos:

1- A educação: o ensino é consagrado na constituição no artigo 79, onde nos diz que, o estado promove o acesso a alfabetização, ensino, cultura e desporto. Mas o que vemos e ouvimos é uma LÁSTIMA a começar do topo. Onde é que se viu um director municipal da educação a ficar mais de duas décadas no poder e  não é substituído mesmo sabendo que o ensino promovido por ele é uma besta? No presente ano lectivo notamos que foram exonerados maior parte dos inspectores a começar pelo inspector municipal e agora nenhum inspector anda nas escolas apenas temos inspector do gabinete, quereria eu saber que mal eles fizeram para serem expulsos se a meu ver foram os mais competentes que a repartição tinha? Temos excesso de lotação nas salas de aulas onde cada sala tem mais de 50 alunos então que futuro esperamos desta educação? No orçamento geral do estado há escolas que deviam se beneficiar da merenda escolar mais só a escola da Camukua e outras têm e a maioria não por quê? Tem cursos de ciências humanas em Capelongo enquanto que, deveria ir uma escola de agronomia. E para agravar a biblioteca municipal tornou-se repartição municipal e aonde vamos ler?

2- No ramo do desporto: o senhor tem noção de como anda o desporto na Matala? Se não sabe permita-me que lhe diga, já não há prazer como antes, tudo morreu e segundo os atletas não há motivação por parte do senhor e maior parte deles hoje estão nas N´golas e cucas. Falta de campos e ainda tem um campo aquele da cidade alta reduziram para colocar recinto polivalente enquanto seria campo onze e o campo do sete que hoje tem um quintal afinal venderam ou desde muito cedo já era propriedade de alguém?

3- Na cultura, francamente não se trabalha e não se vê nada. Não me quero gabar mais se aproveitam das actividades dos promotores de eventos e de outros jovens e ainda neste ano no dia 22 de Setembro alguns jovens foram até a secção da cultura reclamar porque teriam tirado uma actividade e por negligencia não saio. Ainda mais, a expo ou feira pra mim é maratona é cantinho de prostituição e vagabundagem.  Olha para outros lugares como organizam as suas actividades. Não se realiza concursos de incentivos e os músicos ou artistas apenas são precisados quando tem actividades e no tempo das campanhas. Por exemplo, te lembras do musico sargento Jota? Sim, aquele que na campanha eleitoral te blindou com musicas e incentiva o MPLA ganhar hoje está a procura de espaço para gravar um disco o que a cultura fez por ele? Para que serve o Clube Recreativo da Matala?

4- Na saúde: senhor se não sabes dar saúde aos cidadãos é tua responsabilidade como representante do governo que prometeu nas eleições . os postos ou centros médicos não funcionam 24/24 e não têm energia nem luz afinal estas a pensar como? Nem todos têm mota para ir ao centro ou hospital central as madrugas ou no cair da noite. O hospital do Capelongo era uma grande referencia a nível da província hoje até falta de medicamentos sente desde paracetamol à seringa.  Morremos de paludismo e malária todos os santos dias. Os enfermeiros e eventuais do centro e do hospital estão há mais de cinco ano sem salários mais quem fez o contrato com eles? E porque permitiste se não havia verbas para lhes pagar? Sua excelência se ainda nos falta para aprender melhor se demitir do cargo pois estamos a sofrer demais e as mortes também são e se fosse o senhor a se tratar aqui acredita já devias tal como nós mais como o senhor tem Portugal e as clínicas não se preocupa connosco.

5- Sobre a iluminação publica: afinal há barragem ou não? os bairros Kandajanguite, sete e onze e novos e até Muvale não tem energia e para agravar nas comunas algures também não. A iluminação publica que nos mentiste lá foi da cidade alta até a ponte do comboio no colonato e até nas algumas ruas não tem afinal onde foram os postos e cadê o projecto de iluminação publica assinado em Março de 2017? Será que isso não também é problema do José Eduardo dos santos?

6- O senhor conhece a realidade dos bairros? Já foste ou visitas regularmente às comunas e os seus bairros e as ruas? Se não começa já porque está uma vergonha. A actual vila da Matala apresenta um perigo de saúde pública e ameaça as vidas; pelos buracos que tem e que não transmitem nenhuma luz, beleza arte e paz aos munícipes. Afinal há projecto ou não? Desde 2012 que foi implementado o projecto agua para todos ainda não bebi lá nenhum dia e o projecto nunca acaba afinal o que se passa?

7- Gostaria também de saber aonde vai o dinheiro que é cobrado na ponte, ou seja, o dinheiro da portagem e também da praça grande e se for possível me mostrem os comprovativos do banco e também o que já se fez com esses dinheiros.

8- A estrada Matala-Capelongo afinal é como e a comuna que parece ser mais um bairro então não há projectos?

A terminar meu pai e caro compatriota, um conselho deste futuro autarca , começa andar nos bairros. Exonera já o director da educação e também o da agricultura, serviços técnicos e também exonera a chefe dos serviços sociais e se for possível coloque pessoa que saiba trabalhar e não os fanáticos do MPLA que só sabem mobilizar e não sabem dirigir com zelo e competência.

Não quero aqui e agora levantar algumas questões por falta de dados sólidos e cabazes mais tão logo que os tenha em mãos poderei escrever para PGR e a mesma fazer justiça no momento deixo que a SIC faça o seu trabalho de investigar a tua gestão neste município porque quem sai de Luanda e vem aqui sente preguiça. Um município que pode ser potência me agricultura mais é uma merda e um mal exemplo. Há dias passou a reportagem na rádio nacional  de que o seu funcionário o director da agricultura extraviou os materiais desta área e ainda continua ali!

Muito obrigado e espero que melhores a tua forma de governar e que sejas mais pai do que um chefe.

 

MATALA, 20 DE OUTUBRO DE 2018

JESUS DOMINGOS

ACTIVISTA DOS DIREITOS HUMANOS.

Leave a Reply