Bloco Democrático apela povo angolano a exprimir soberania nas eleições gerais

Compartilhe

A Comissão Política do Bloco Democrático comunica à opinião pública nacional e internacional que, em função dos entendimentos com outras forças políticas nacionais para a alternância do poder, o Bloco Democratico não vai concorrer com sigla própria, nem coligada, nas presentes eleições gerais.

Num tremendo esforço patriótico de concentração de votos para a alternância, pela conquista da maioria de Deputados à Assembleia Nacional, que impulsione  os debates sobre as leis e matérias que correspondam a vontade da maioria do povo,  para mudar o regime ditatorial que dura há 47 anos e instaurar um verdadeiro Estado Democrático de Direito, alguns membros do Bloco Democrático integrarão a lista da UNITA que resultou do espírito da FPU (Frente Patriótica Unida).

Assim, alvitra-se conseguir a mais ampla conjugação de vontades quer para a Verdade Eleitoral, quer para edificação de uma plataforma de construção da Democracia no país,  no limite das relações inter-partidárias existentes.

Nesse sentido da conjugação patriótica de esforços, os 12 membros do Bloco Democrático que integram as listas da UNITA, encabeçados pelo seu Vice-Presidente, Dr. Justino Pinto de Andrade, suspenderam, em conformidade com a lei, a sua militância no Partido.

No entanto, o Presidente do Partido, Filomeno Vieira Lopes, e o Secretário Geral, Muata Sebastião, por decisão aceite no Conselho Nacional e para o contínuo funcionamento normal das estruturas não farão parte da lista mantendo o Bloco Democrático a orientação política saída da sua IVª Convenção Nacional e que assegura o cumprimento dos acordos para a alternância do poder.

Em consequência deste formato de participação na lista da UNITA, o Bloco Democrático, na próxima legislatura, deixará ser formalmente um partido com assento parlamentar. Contudo, os Deputados independentes, indicados pelo BD, saberão, trabalhando com os cidadãos, manter a linha do Partido expressa nos acordos para a Reforma do Estado, da alteração da Constituição e das leis antidemocráticas e da defesa sagrada das causas e lutas sociais.

O Bloco Democrático espera que todas as forças envolvidas e respectivos membros, incluindo a sociedade civil, entendam com integridade a profundidade do interesse nacional em jogo nestas eleições de 2022, contra os interesses partidários e de grupo e que, no conjunto, saibamos tomar decisões com espírito nacional para indiciar no eleitoral a esperança de que UNIDOS vamos vencer para viabilizar Angola e realizar os Angolanos.

Fica, assim, patente que  para o Bloco a Alternância Política é o caminho para as reais mudanças que se esperam para o nosso país sendo o espírito que move a plataforma FPU.

O Bloco Democrático conclama o seu vasto eleitorado a apoiar a perspectiva do Partido que visa preservar o espírito de reconciliação nacional e a coragem de encarar a mudança como factor positivo para o desenvolvimento do país, indo de encontro ao desejo de mudança da maioria mais  vulnerável, explorada e oprimida do povo angolano.

LIBERDADE, MODERNIDADE, CIDADANIA.

Luanda, 22 de Junho de 2022.

Radio Angola

Radio Angola aims to strengthen the capacity of civil society and promote nonviolent civic engagement in Angola and around the world. More at: http://www.friendsofangola.org

Leave a Reply