Bispo da CEAST pede pressão para realização das autárquicas locais em Angola

Compartilhe

O secretário geral da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé (CEAST), Dom Maurício Camuto, apelou a sociedade angolana a unir forças para pressionar os parlamentares para concluírem e aprovarem o pacote legislativo sobre as autarquias locais, diz Camuto, citado pela Voz de América.

“É preciso que a sociedade pressione e pressione para aprovação da lei que falta ser aprovada”, disse aquele dirigente que falava durante a conferência de imprensa de apresentação do programa da Semana Social da CEAST, que acontece de 19 a 21 deste mês, em Luanda.

Maurício Camuto explica que, aquando da subida do Presidente da República ao poder em 2017, foi dada esta garantia, mas seis anos depois a situação continua na mesma.

“E já lá vão muitos anos até agora não se realiza”, disse, acrescentando que os atraso levam a muita especulação sobre isso incluindo que “o partido no poder terá medo, de perder muitas circunscrições”.

“Há um grupo restrito que entende ser a varinha mágica mas quando se vê a situação continua na mesma”, afirmou Dom Maurício Camuto para quem “a desculpa que muitos municipios são demasiado pobres para terem poder local é pôr a charrua à frente dos bois”.

  1. Para ele as autarquias devem ser precisamente para “melhorar o nivel de vida das populações locais”.

A Voz da América tentou o contacto com os parlamentares do MPLA, inclusive com o porta voz do partido, mas sem sucesso.

Radio Angola

Radio Angola aims to strengthen the capacity of civil society and promote nonviolent civic engagement in Angola and around the world. More at: http://www.friendsofangola.org

Leave a Reply