Benguela: Pai expulsa de casa filho por ter usado camisola da UNITA no Bocoio

Compartilhe

Agentes da Polícia de Ordem Pública, no município do Bocoio, província de Benguela, detiveram na semana passada, o jovem Daniel Lunga Kaita Pena, 22 anos, por alegadamente  este ter se dirigido à uma senhora para pedir um prato de refeição “funji”.

*Pinto Muxima|Bocoio

O facto ocorreu numa noite, quando o jovem saía da escola às 21 horas. Kativa Pena contou à Rádio Angola que foi expulso de casa dos seus pais por ter vestido uma camisola do partido UNITA, com o rosto do seu líder, Adalberto Costa Júnior e, o seu pai sendo militante do MPLA, percebeu que o caso da t-shirt da UNITA “constituia um acto de rebeldia” por parte do seu filho.

“Então entendeu expulsar-me de casa”, disse o jovem, que afirmou que apesar das dificuldades e sem nada para a alimentação diária pretende terminar o ano letivo.

Daniel Lunga Kativa Pena, aluno da 10ª classe, lamentou que come e dorme da rua a favor de amigos, que “muitas vezes não estão disponíveis para me ajudar”.

Descreveu que, na noite do a 16 de Janeiro último, saía da escola com muita fome, tendo na ocasião se dirigido à uma senhora para pedir de comer, mas disse, “fui mal interpretado sendo a senhora chamou os seguranças do hospital e logo que estes chegaram, começam o agredir e logo que a Políciam, que de imediato começou a espancarme”.

“Rasgarem-me a bata, deitaram os cadernos, o cartão de estudante, bem como os calçados tendo sido levado para a cadeia onde passei a noite com muita fome”, lamentou, acrescentando que, “logo pela manhã, antes de ser solto sem culpa alguma, fui obrigado a capinar e lavar as motas da polícia na Esquadra”, contou.

Radio Angola

Radio Angola aims to strengthen the capacity of civil society and promote nonviolent civic engagement in Angola and around the world. More at: http://www.friendsofangola.org

Leave a Reply