Benguela: Pai expulsa de casa filho por ter usado camisola da UNITA no Bocoio
Agentes da Polícia de Ordem Pública, no município do Bocoio, província de Benguela, detiveram na semana passada, o jovem Daniel Lunga Kaita Pena, 22 anos, por alegadamente este ter se dirigido à uma senhora para pedir um prato de refeição “funji”.
*Pinto Muxima|Bocoio
O facto ocorreu numa noite, quando o jovem saía da escola às 21 horas. Kativa Pena contou à Rádio Angola que foi expulso de casa dos seus pais por ter vestido uma camisola do partido UNITA, com o rosto do seu líder, Adalberto Costa Júnior e, o seu pai sendo militante do MPLA, percebeu que o caso da t-shirt da UNITA “constituia um acto de rebeldia” por parte do seu filho.
“Então entendeu expulsar-me de casa”, disse o jovem, que afirmou que apesar das dificuldades e sem nada para a alimentação diária pretende terminar o ano letivo.
Daniel Lunga Kativa Pena, aluno da 10ª classe, lamentou que come e dorme da rua a favor de amigos, que “muitas vezes não estão disponíveis para me ajudar”.
Descreveu que, na noite do a 16 de Janeiro último, saía da escola com muita fome, tendo na ocasião se dirigido à uma senhora para pedir de comer, mas disse, “fui mal interpretado sendo a senhora chamou os seguranças do hospital e logo que estes chegaram, começam o agredir e logo que a Políciam, que de imediato começou a espancarme”.
“Rasgarem-me a bata, deitaram os cadernos, o cartão de estudante, bem como os calçados tendo sido levado para a cadeia onde passei a noite com muita fome”, lamentou, acrescentando que, “logo pela manhã, antes de ser solto sem culpa alguma, fui obrigado a capinar e lavar as motas da polícia na Esquadra”, contou.