Isabel dos santos está ser “perseguida” pela política de “revanchismo” de João Lourenço – diz político do BD

Compartilhe

O líder Juvenil do Bloco Democrático (BD), Joaquim Lutambi afirmou que, a empresária angolana Isabel dos Santos está ser “perseguida” pela política de “revanchismo” do actual Presidente da República, João Lourenço, face aos conflitos antigos com o então Chefe de Estado, José Eduardo dos Santos.

Rádio Angola

Sem entrar em detalhes sobre os “conflitos” a que se refere entre Lourenço e Dos Santos, Joaquim Lutambi, que foi citado pela comunitária “TV Nzinga”, entende que, a empresária Isabel dos Santos, não pode ser “imputada” como sendo a “única”, que terá “lesado” o Estado Angolano, pois, segundo o político do Bloco Democrático, “existem muitos marimbondos, cuja riqueza foi adquirida de forma ilícita, mas que andam à solta em Angola.

“Esse rancor do Presidente da República só beneficia ele próprio e não tem reflexos na vida dos cidadãos, pelo que, basta reparar que, o combate à corrupção nada trouxe de melhor na vida dos angolanos”, disse Lutambi.

Para Joaquim Lutambi, líder da juventude do Bloco Democrático “os grandes dirigentes que roubaram o país estão soltos” e fala dos determinados generais que na sua visão “andam impunes da justiça angolana”.

“Os grandes roubos deste país foram feitos pelos generais”, referiu Joaquim Lutambi, para quem o “açambarcamento que os generais provocaram no país, ninguém desta classe terá sido responsabilizado”.

“Qual foi o general que está na cadeia, qual é o general que foi a barra dos tribunais?”, questionou, acrescentando que a “campanha de combate à corrupção que está a ser feita pelo João Lourenço, é zero, porque nada mudou nas nossas vidas, o que existe é apenas uma maquilhagem do sistema”, considerou.

Importa referir que, a governação do actual Presidente da República, João Lourenço tem como “bandeira” o combate à corrupção, em que a Isabel dos Santos foi uma das “visadas”, facto que resultou no arresto provisório das suas empresas mediante uma providência cautelar emitido em Dezembro de 2019, pela Sala do Cível Administrativo do Tribunal Provincial de Luanda.

Joaquim Lutambi sublinha que o “Estado Angolano deve ser patriota, sendo que, a sua acção deve ser responsável e não agir de forma selectiva”.

Recentemente a empresária Isabel dos Santos divulgou uma nota de imprensa que dava conta da sua retira de forma voluntária da UNITEL – a maior empresa de telecomunicações em Angola.

Quanto ao arresto dos bens, os advogados de defesa de Isabel dos Santos e do seu esposo Sindika Dokolo, entre os quais, Walter Tondela, que defende o empresário Sindika Dokolo, interpuseram recursos aos tribunais superiores e aguardam pela decisão.

Leave a Reply