Associação Jovens Unidos e Solidários doa kits e materiais agrícolas à população das aldeias da Barra do Dande

Compartilhe

Ouvir:

Os moradores dos Bairros Calenguela, Catumbo e Cambondo, no município do Dande, província do Bengo, beneficiaram neste domingo, 7 de Dezembro, de kits para empreendedorismo e materiais agrícolas para alavancar a agricultura familiar naquela região do país.

A população, que maioritariamente se dedica à agricultura familiar e de subsistência, recebeu cestos para o transporte de produtos cultivados no campo, catanas, enxadas, fertilizantes e outros meios, bem como de kits de empreendedorismo juvenil, numa iniciativa da Associação de Jovens Unidos e Solidários de Angola (AJUS).

De acordo com a organização liderada pelo jovem Mário Durão, a acção enquadra-se no âmbito do programa do Executivo angolano, que visa o desenvolvimento da produção nacional, concretamente o apoio à agricultura familiar e o empreendedorismo local para a sustentabilidade das famílias angolanas

O gesto solidário da AJUS foi enaltecido pela população local, tal como ressalta a senhora Branca António Mendes, mãe de seis filhos e que se movimenta em cadeira de rodas. “A minha mãe trabalha no campo e também faz trabalhos para mil, por isso com esses meios vão ajudar muito nas suas actividades para o sustento da família”, disse.

O Soba da Aldeia de Calenguela, outro beneficiário da Associação Jovens Unidos e Solidários, Pedro Miguel Neto, que agradeceu a “feliz iniciativa” da AJUS, manifestou a sua satisfação e espera que mais instituições públicas e privadas sigam o exemplo de “amor ao próximo”.

Por sua vez, a administradora municipal da Barra do Dande, Rosa Severiano Coelho, cujo território foi elevado à categoria de município há nove meses, fruto da nova Divisão Política-Administrativa, agradeceu a iniciativa da Associação Jovens Unidos e Solidários (AJUS), tendo sublinhado que, se trata de um “presente antecipado no âmbito do mês da solidariedade, no mês da coesão e do fortalecimento às nossas comunidades”.

“A comunidade da Barra do Dande está muito satisfeito com este acto de tamanha nobreza, que teve como iniciativa Associação Jovens Unidos e Solidários, que vem de Luanda para a província do Bengo, em particular o nosso município,onde assistimos a entre de kits para a agricultura familiar”, disse.

AJUS garante continuar com acções solidárias em todo o país

O vice-presidente da Associação Jovens Unidos e Solidários (AJUS), Nicolau Boma, sustentou que, no quadro da sua responsabilidade social, e enquanto parceiro do Estado angolano, reforçou que “estamos alinhados naquilo que tem sido as metas e projectos do executiv sobre o desenvolvimento sustentável, principalmente no que toca a agricultura”.

Nicolau Boma pensa que a agricultura familiar “é a base para o desenvolvimento da agricultura”, pois segundo ele, “se as famílias agrícolas tiverem condições para produzirem, por exemplo, tomates mesmo que seja em menor escala, isso já vai garantir, que não nos falte o tomate à nossa mesa assim como outros produtos do campo”, disse.

A Associação Jovens Unidos e Solidários (AJUS), com mais de 15 anos de actuação, tem se destacado por seu compromisso em oferecer alternativas viáveis aos jovens e às comunidades, contribuindo para um ambiente social mais seguro e produtivo, tendo na liderança Mário Durão.

Ouvir:

Radio Angola

Radio Angola aims to strengthen the capacity of civil society and promote nonviolent civic engagement in Angola and around the world. More at: http://www.friendsofangola.org

Leave a Reply