BAKARY JARJU: CAPITÃO DE LUTA LIVRE DA GÂMBIA EM ANGOLA A CONVITE DA OMUNGA

Compartilhe

No âmbito dos seus projectos, a Omunga, organização cívica sediada em Benguela, alargou a sua zona de intervenção para os direitos dos emigrantes em Angola.

Texto de Simão Hossi

José Patrocínio, coordenador da organização, em declarações à Rádio Angola, afirmou que a Omunga tem estado preocupado e solidário com a intervenção que se faz com os emigrantes africanos na Europa, mas, acrescentou, é também importante começar a olhar para os africanos que emigram para dentro do continente.

“Em Angola, os emigrantes africanos são conotados, muitas vezes, com questões negativas, como crimes, corrupção, garimpo ilícito de diamantes, trocas de moedas estrangeiras, dentre outros aspectos. Entretanto, nota-se um desconhecimento real da situação dos mesmos no nosso País”, declarou o activista.

Um dos exemplos da apreciação negativa sobre os emigrantes africanos, lembra Patrocínio, é o que aconteceu no bairro Mártires, recentemente cercado pela polícia, numa operação onde foram detidos estrangeiros ali residentes e recolhidos somas avultadas de divisas.

“Estes dois casos motivaram-nos a pensar em trabalhar especificamente com estas comunidades, para entender e perceber melhor o fenómeno, criar pontes entre os cidadãos emigrantes e os angolanos, em várias áreas, como o desporto e cultura, entre os jovens desta comunidade no sentido de os angolanos conhecerem as suas culturas”, esclareceu.

É assim que a Omunga chegou à luta livre, um desporto africano que surgiu na zona ocidental do continente africano. Patrocínio, que tem uma afinidade com a Gâmbia pelas visitas regulares àquele país do oeste africano no âmbito das suas participações nas sessões da Comissão Africana do União Africana em Banjul, conheceu Bakary Jarju, capitão da selecção gambiana de luta livre. Foi assim, diz, que fez o convite para uma demonstração da modalidade “LAMBA” – luta livre misturado com a dança cultural da Gâmbia – e interacção com a comunidade gambiana em Angola, em específico, e angolanos, no geral.

“O ´LAMBA´ é um desporto cultural africano que os angolanos podiam aprender e poder também usar a sua energia para a prevenção da criminalidade, delinquência juvenil nas comunidades carenciadas do nosso País”, segue explicando o coordenador da Omunga, quando questionado sobre os objectivos de trazer o atleta gambiano à Angola.

Bakary Jarju, mais conhecido por Leket Du Barra, vem à Angola pela primeira vez. O capitão da selecção gambiana de luta livre já desenvolve as actividades da sua agendada em Luanda. O atleta chegou ao País no dia 12 de Fevereiro e, no dia seguinte, teve dois encontros informais, um com os activistas angolanos, que queriam perceber o seu projecto em trabalhar com os presos e emigrantes em Angola, tal como a ideia de usar o desporto para a construção de paz.

Bakary Jarju com membros da comunidade gambiana em Angola

No final do dia, Bakary se encontrou com a comunidade de seu País em Luanda, num encontro em que fizeram-se presentes poucos compatriotas jovens. Os “mais velhos” presentes incentivaram Bakary a continuar sendo  o “Embaixador para a transmissão dos valores culturais, do LAMBA”, e sobretudo ajudando os seus compatriotas com estas iniciativas em vários Países. Este encontro serviu para que o desportista gambiano pudesse ter contacto directo com a realidade vivida por esta comunidade em Angola.

Sendo que a presença de Leket Du Barra à Angola tem o propósito de dar o arranque de um programa de promoção e protecção dos direitos dos emigrantes em Angola, com especial atenção para os emigrantes africanos da África Ocidental, na agenda que o capitão da selecção gambiana de luta livre cumpre à Angola, levou a dois encontro com as autoridades governamentais.

O primeiro foi com o secretário de Estados dos Desportos, Carlos Almeida, o ex-basquetebolista, na qual “tiveram um diálogo bastante proveitoso, pela recepção e vontade de fazer acontecer as coisas”, afirmou Patrocínio. No encontro que teve com o secretário dos Desportos estiveram presentes o director Nacional dos Desportos, Nicolau Daniel, e o director do Instituto Angolano da Juventude (IAJ), Jofre dos Santos.

Já no período da tarde do mesmo dia, 14 de Fevereiro, o diálogo foi com a secretária de Estado para os Direitos Humanos e Cidadania, Ana Celeste Januário, tendo as duas instituições abordado questões que preocupam às suas responsabilidades sociais, um na área do desporto e outra na questão dos direitos dos cidadão emigrantes.

A secretária de Estado para os Direitos Humanos falou da importância de se desenvolverem programas de educação para a cidadania junto das comunidades de emigrantes em Angola para que se disponibilizem informações sobre os seus direitos e os diferentes procedimentos que possam garantir a protecção desses direitos. Outro aspecto abordado durante o encontro foi a situação das crianças filhas de emigrantes que, à partida, a actual lei da nacionalidade angolana não reconhece-lhes o direito à nacionalidade angolana, pondo em risco o acesso à educação e a outros serviços, o que poderá contrariar a obrigação de todo e qualquer Estado garantir a protecção de toda e qualquer criança no seu espaço territorial. A secretária garantiu poder trabalhar para tomar as medidas adequadas.

“O referido programa que a Omunga pretende desenvolver deve, desde já, contemplar, pelo menos, duas linhas estratégicas fundamentais: eliminar as barreiras da discriminação dos cidadão emigrantes e  garantir os direitos que os assiste”, clarifica Patrocínio.

Bakary Jarju já se encontra na cidade de Benguela, aonde vai cumprir uma agenda similar, dentre ela o encontro com o governador provincial Rui  Falcão.

A Omunga prevê ainda estabelecer contacto com o ACNUR, agência das Nações Unidas, a Coca Cola, entre outras instituições, no sentido de promover esta prática desportiva e o intercâmbio cultural que a comunidade de emigrantes podem trazer para o nosso País.

Bakary Jarju foi eleito o desportista gambiano do ano em 2013 e 2014, para além de participar de vários campeonatos europeus e no Rio de Janeiro, Brasil.

Leave a Reply