ARTISTA NASCIDO NO HUAMBO VENCE CAMPEONATO PORTUGUÊS DE POESIA E PERFORMANCE

Compartilhe

Vencedor do Slam Portugal, Lucerna do Moco é estudante de direito, ator, poeta e cantor

Texto de Carlos Guerra Júnior

O “poetry slam” é um conceito sobre poesia existente desde a década de 1980, mas que tem se tornado popular mundialmente apenas na última década. Essa expressão pode ser traduzida como “batida de poesia” e se trata de uma competição de poesias autorais com uma rede mundial de poetas. O angolano Lucerna do Moco ganhou destaque recente nesta categoria artística, ao vencer o Slam Portugal, o Campeonato Português de Poesia Falada, realizado em Lisboa, no último dia 09 de novembro.

O título garantiu ao poeta angolano a classificação para duas competições internacionais de Slam: O Campeonato Europeu de Slam, a ser realizado em Milão, na Itália e o Campeonato Mundial, que irá ocorrer em Paris, na França.

Lucerna do Moco participou do Campeonato Português como representante da cidade de Coimbra, onde cursa direito. No entanto, o artista afirma que o principal local representado por ele em qualquer participação artística é mesmo Angola, em geral, e Huambo, em particular. Uma prova disso é a origem do seu nome: Lucerna do Moco. “Moco” é uma alusão ao Morro do Moco, que é a montanha mais elevada de Angola e está situada no Huambo. E o imaginário da identidade artística é orientado por uma pequenina luz que se espalha do alto do Morro do Moco, para iluminar a cegueira da humanidade.

“Coimbra é uma cidade que encanta por ser um espaço cosmopolita, onde temos muita conectividade com brasileiros, pessoas de várias cidades de Portugal, outros colegas de países africanos, muitos angolanos e também pessoas de vários países europeus. Então, há uma mistura cultural que influencia no nosso modo de enxergar o mundo e também na nossa arte. Mas seja em evento que for, sempre sou apresentado primeiramente como um poeta angolano e que tem orgulho dessas origens, buscando cada vez promover a cultura angolana, em várias vertentes, aonde estiver. Sinto então que esse título em Portugal foi para Huambo”, reconhece Lucerna do Moco.

Apesar da sua intensa dedicação aos estudos acadêmicos, Lucerna do Moco tem uma rotina agitada nas artes. Além de slammer, Lucerna se dedica a poesia escrita, ao teatro e a música, no qual ele brinca como sendo os seus “vícios mundanos”.

Na poesia, participa ativamente da Secção de Escrita e Leitura da Associação Acadêmica (SESLA) de Coimbra, órgão que realiza ocupações literárias na cidade e foi a responsável por organizar a etapa do Slam em Coimbra, na qual Lucerna venceu com uma apresentação de encantar o público. Ele inclusive busca envolver uma mistura entre o teatro, a música e a poesia interpretada em cada texto que escreve.

No teatro, é membro ativo do Teatro dos Estudantes da Universidade de Coimbra (TEUC) e ainda fez apresentações com outras instituições da cidade, como o Salão Brazil. Ademais, Lucerna do Moco ainda é cantor, levando ritmos tradicionais angolanos para Portugal e misturando versos em português, com línguas angolanas como o umbundu e ainda mesclando com inglês, para fomentar a diversidade cultural, por meio da música.

Lucerna declamou três poesias na final do Slam Portugal, mas essa reportagem teve acesso a apenas uma. Confira o link: https://www.dropbox.com/s/gl0s5n2kt1gru0q/V%C3%ADdeo%2010-11-2019%2001%2002%2001.mov?dl=0

Leave a Reply