Angola continua a importar combustíveis apesar de ser um dos maiores produtores de petróleo em África

Compartilhe

Angola, um dos maiores produtores de petróleo em África continua a dependenr da importação de combustíveis devido à falta de capacidade de refinação.

Com efeito as autoriades angolanas lançaram este mês um concurso internacional para a importação de combustíveis sublinhando a necessidade de Angola acelarar a construção das refinarias em Cabinda, Soyo e Lobito como plpaneado

À Voz de América, o engenheiro de Petróleo Pedro Vilar entende que além da fraca capacidade de refinaria em Angola, h’a igualmente, a baixa capacidade da exploração do petróleo.

“Aa produção nacional ainda não é suficiente… a capacidade da refinaria também não é totalmente suficiente para cobrir as necessidades nacionais”, disse.

Vilar apelou maior investimento no sector para que dentro de pelo menos dois anos a situação se minimize.

“O aumento da capacidade da refinação, até ao momento, nós não somos suficientes, e um aumento da capacidade resolveria este assunto” disse, acrescentando que na sua opiniao levará “dois anos, dois anos e meio”, para se corrigir a situação com os investimentos certos.

Angola retirou se recentemnte da Organização dos Pa’ises Exportadore de Petr’oelo, OPEP, por discordar com a decisão de reduzir a sua quota de produção petrolífera defendendo que precisa de poder aumentar a produção e isso encorajará mais investidores

O economista Faustino Mumbika disse que “do ponto de vista de economia do mercado a refinação dos combustíveis é um negócio altamente lucrativo que devia ser do interesse do próprio estado”.

Contudo disse que há interesses em que a atual situaçã seja mantida devido aos grandes lucros obtidos através do atual sistema.

O economista Faustino Mumbika, diz por seu turno existir falta de vontade política das autoridade porque a importação de combustíveis é um “negócio altamente lucrativo para benefícios particulares”

Já o economista Estevão Gomes diz que é urgente dar resposta às necessidades nacionais.

“Conitnuamos a importar combustível porque nós não temos uma estrutura industrial, ou seja, o governo esse tempo todo que foi produzindo petróleo tinha sempre em carteira o professo da construção de uma refinaria a nível de Angola mas este processo nunca foi conclusivo de forma a dar resposta às necessidades nacionais”, disse.

VOA

Radio Angola

Radio Angola aims to strengthen the capacity of civil society and promote nonviolent civic engagement in Angola and around the world. More at: http://www.friendsofangola.org

Leave a Reply