AGENTES DO SIC TORTURAM ACTIVISTAS DETIDOS EM CABINDA

Compartilhe

Os agentes do SIC – Serviço de Investigação Criminal – em Cabinda torturaram os ativistas Maria Deca, de 42 anos de idade,  Alberto Puna  e Sebastião Buio, ambos de 23 anos de idade. Maria Deca ficou com o rosto inflamado, e o Alberto Puna apresenta dores de costelas, pelo que não consegue deitar-se.

Texto de António Paca Panzo

Maria Deca, Activista

De recordar que os três ativistas foram detidos na Sexta-feira, dia 1 de Fevereiro, por volta das 12 horas, no largo do Zangoio, lugar previsto para o inicio da manifestação convocada pelo MIC-Movimento Independentista de Cabinda. Dali, foram levados até a sala de reuniões da Unidade de Intervenção Rápida (PIR), onde começaram a ser espancados por quatro agentes do SIC. Só pararam com os espancamentos depois da chegada do comandante da PIR que disse aos agentes que aquele não era lugar ideal para tais actos,  e caso quisessem continuar com a tortura que os levassem até ao seu local de trabalho ( nas instalações de SIC). Minutos depois, levaram-nos para a esquadra policial de Ngoma, posteriormente para às instalações de SIC e mais tarde (17h00) para Cadeia Civil onde se encontram neste momento.

Segundo a nossa fonte (segura), os mesmos ativistas não  têm direito à visita dos seus familiares, até ao último contacto, isto é, às 17 horas de hoje.

Leave a Reply