Agentes da polícia disparam contra garimpeiros após disputa de saco de cascalho em Xá-Muteba

Compartilhe

Dois garimpeiros foram atingidos com disparos feitos por supostos agentes da Polícia Nacional, no município de Xá-Muteba, província da Lunda-Norte, devido a disputa de sacos de cascalho numa mina de exploração de diamantes.

*Jordan Muacabinza|Cafunfo

O facto ocorreu às 16h00, do dia 15 de Agosto, quando os dois presumíveis efectivos da corporação, identificados por Sanza e Adão, surpreenderam um grupo de garimpeiro, que transportava cascalho nas áreas de exploração, arredores do bairro Quinguingu, município de Xá-Muteba, cujo propósito, segundo uma fonte “era extorquir os garimpeiros”.

Dos disparos feitos, atingiram os jovens Bento Bumba Kibalo, 25 anos, natural de Marimba, província de Malanje, e João Bumba Tutti, 23 anos, natural da comuna do Luremo, município do Cuango, Província da Lunda-Norte.

Uma das vítimas disse à Rádio Angola que os referidos “agentes resolveram extorquir um saco de cascalho dos garimpeiros”, o que estes não admitiram, enquanto os agentes também eram garimpeiros e com grupos na mesma área por onde estávamos a praticar os serviços, depois de recusarmos a entregue de cascalho, um dos agentes recebeu a pistola no seu colega, tendo manipulado e disparou contra nós, atingindo nos dois  braços esquerdas”, como aparecem na foto acima.

Depois do incidente, as duas vítimas, foram transportadas numa motorizada até ao Hospital Regional de Cafunfo, onde recebem assistência médica e medicamentosa.

Activistas de direitos humanos afirmam que “a administração do governador Muangala é a mais sangrenta ao nível do país, com graves casos de assassinatos de civis nas minas de diamantes, desses dizem, têm vindo a constituir graves violações de direitos humanos, quer no antigo consulado do José  Eduardo assim como no actual Presidente João Lourenço, perante esses crimes, tem sido minimizados porque as referidas empresas mineradora pertencem a altas figuras do aparelho de Estado”, lamentam.

A Rádio Angola tudo fez para ouvir o Comando da Polícia Nacional de Xá-Muteba, mas sem sucesso.

Radio Angola

Radio Angola aims to strengthen the capacity of civil society and promote nonviolent civic engagement in Angola and around the world. More at: http://www.friendsofangola.org

Leave a Reply