Administração do Kilamba-Kiaxi acusada de se apoderar de espaço de anciã de 76 anos

Compartilhe

Uma anciã de 76 anos, identificada por Teresa António, antiga funcionária da delegação provincial da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, acusa a Administração do Kilamba-Kiaxi de se ter apoderado do seu espaço, onde funciona o “Mercado do Calemba2”, em Luanda.

Inscrita na então Delegação da Agricultura com o número de ordem 130/60, que por meio do qual conseguiu a posse de uma parcela de terreno para fins agro-pecuária, com uma extensão de quase um hectare e meio, sita no município do Kilamba Kiaxi, mas há anos que a anciã disse estar a travar batalhas com Administração local.

No ano de 2018,  no âmbito da “Operação Resgate”, a Administração Distrital da Sapú, através da então Administradora, Isabel Morais, em contrato verbal, solicitou à família da anciã Teresa António, o referido espaço de modo alocar as vendedeiras de rua, no espaço, hoje conhecido mercado do Calemba II, sendo que a ideia era a reorganização da cidade de Luanda com foco a venda desordenada.

A família cedeu o pedido, mutuamente acordado que devia cuidar da gestão e assim aconteceu, com o compromisso apenas de transferir para Administração 30% dos valores arrecadados, até aí, tudo andava conforme os acordos.

Em Fevereiro de 2023, a família foi surpreendida pela Administração Municipal, que sem aviso prévio decidiu assumir a gestão do mercado, apesar do mercado estar fechado e com seguranças contratados, quando inicialmente o acordo era apenas a transferência dos trinta por centos.

A família vai mais longe, ao denunciar que Administração do Kilamba-Kiaxi tem se aproveitado das estruturas por eles feitas, para fazer obras de acabamento, que do ponto de vista, a execução ficaria muito abaixo dos 500 mil kwanzas, que por sinal teve a frente o empreiteiro D:A:P:K, Comércio e Prestação de Serviços Lda, que segundo os denunciantes, a empresa é do Director municipal do Comércio, no actual mandato da Administradora Naulila André.

Radio Angola

Radio Angola aims to strengthen the capacity of civil society and promote nonviolent civic engagement in Angola and around the world. More at: http://www.friendsofangola.org

Leave a Reply