Activista Luther Campos afirma que foi condenado num processo político e não jurídico

Compartilhe

Oiça:

Luther Campos, activista também conhecido por “Luther King”, que saiu em liberdade na sexta-feira, 17, mesmo depois de ter sido condenado a um ano e 10 meses de prisão, com pena suspensa, lamenta o facto de todo o processo ter sido político e não jurídico.

Em declarações à Voz de América, mais de um ano após a sua prisão, Luther Campos, revelou que o seu estado de saúde ainda é débil e, por isso, lança um apelo de socorro para recolha de contribuições com vista a tratamento no exterior.

Detido a 12 de Janeiro de 2022, na sequência de uma greve dos taxistas, em Luanda, Luther “King” mantém a convicção em relação ao estado do país e lamenta ter sido alvo de um processo político.

“Sobre a decisão, como tudo foi político eu prefiro não comentar, foi tudo político a olho nu, todo mundo deu-se conta”, afirma o activista quem acrescenta que a família está feliz pela libertação dele “porque houve muito desgaste psicológico e físico para alguém que foi preso inocentemente, então, não é fácil”.

Luther “King”, que diz-se preocupado com o seu estado de saúde, faz apelo à população com um grito de socorro para “recolha de contribuições com vista a se deslocar ao exterior do país para se tratar.

“Sinto-me bem por ter restituído a liberdade, mas a saúde não está nada boa, a minha saúde mesmo inspira cuidados”, conclui.

O juiz Biscai Cassoma decidiu na sexta-feira, 17, ter ficado provado que o arguido cometeu o crime de instigação pública, mas isentou o activista dos crimes de ultraje ao Estado, seus símbolos e órgãos, rebelião e associação criminosa.

Ele ditou a condenação de um ano e 10 meses de prisão, pagamento de 100 mil kwanzas (cerca de 200 dólares) de taxa de justiça e indemnização oficiosa ao Estado no valor de 500 mil kwanzas (cerca de 1000 dólares).

O juiz, no entanto, suspendeu a pena por um período de cinco anos “por razões de doença grave” do arguido, “sob a condição de não voltar a praticar crimes da mesma natureza geradoras de situações iguais”.

Radio Angola

Radio Angola aims to strengthen the capacity of civil society and promote nonviolent civic engagement in Angola and around the world. More at: http://www.friendsofangola.org

Leave a Reply