Activista dos direitos humanos lança centro de estudos para boa governação

Compartilhe

Um Centro de Estudos Ufolo para a Boa Governação do activista e jornalista Rafael Marques está publicado em Diário da República IIIª Série n.º 184 de 23 de Outubro de 2019.

Ufolo está sediado no centro da cidade de Luanda, no edifício da conhecida empresa ESCOM. Segundo O Decreto, o centro visa investigar e denunciar casos de corrupção assim como incentivar acções de boa governação.

Na sua primeira aparição pública o Centro, realiza na quarta-feira, 22, em Luanda, um colóquio que visa reunir e homenagear os jovens activistas que durante o que chama de “repressão eduardista” lutaram por mudanças demonstrando grande coragem e sujeitando-se a extraordinários sacrifícios pessoais”, anunciou o porta-voz do evento, Katrogi Nhanga Lwamba, mais conhecido por MCK.

O músico e activista lembrou que “o silêncio e a cumplicidade com o regime de corrupção, de medo e de repressão imperavam em toda a sociedade, mas estes activistas não baixaram os braços, organizando manifestações e outras formas de protesto”, por isso, reitera, “chegou a hora de lhes dar voz para concretizaram a mudança” .

O colóquio acontece num momento, lembra MCK, em que começa a haver maior abertura e, por isso, é importante encontrar “outras formas de lutas”.

Questionado se já não há agressões contra manifestantes, o porta-voz do colóquio esclarece que “há menos repressão não é, que não há repressão”.

Entre outros, o colóquio terá como prelectores o segundo comandante provincial de Luanda da Polícia Nacional, comissário Divaldo Martins, o jornalista Gabriel Veloso, o activista Luaty Beirão e os humoristas Gilmário Vemba e Tiago Costa.

Leave a Reply