Aberta corrida para formalização de candidaturas às eleições de 24 de Agosto de 2022

Compartilhe

O Decreto Presidencial sobre a convocação das eleições gerais de 2022, já está em vigor desde segunda-feira, 6 de Junho, sendo que, os partidos políticois e coligações de partidos interessados têm vinte dias para a entrega de processos ao Tribunal Constitucional

O documento que define o 24 de Agosto como data da realização das quintas eleições gerais foi divulgado na passada sexta-feira, 3, na sequência da quarta reunião ordinária do Conselho da República decorrida no Palácio Presidencial à Cidade Alta.

Com a entrada em vigor do diploma, começa a contar também a partir desta segunda-feira, o prazo para a entrega, no tribunal constitucional, das candidaturas dos Partidos Politicos e Coligações interessadas em disputar o pleito eleioral deste ano.

De acordo com a Lei Orgânica sobre as Eleições Gerais, Lei nº36/11 de 21 de dezembro, para a apresentação das candidaturas, os partidos políticos ou coligaçães de partidos políticos devem submeter ao Tribunal Constitucional um pedido em forma de requerimento, acompanhado das listas de candidatos.

A propósito do inicio da formalização das candidaturas no Tribunal Constitucional, o dircetor do gabinete dos Partidos Politicos desta instituição, Mauro Alexandre, confirma para quarta-feira, 7, a recepção da candidatura de uma formação partidária.

Sem avançar o nome do partido ou coligação de partidos, o responsável do gabinete do Tribunal Constitucional, tranquilizou que diferente de outros pleitos, desta vez as formações partidárias vão efectuar a apresentação das suas candidaturas sem constrangimentos num espaço renovado.

Radio Angola

Radio Angola aims to strengthen the capacity of civil society and promote nonviolent civic engagement in Angola and around the world. More at: http://www.friendsofangola.org

Leave a Reply