ABEL CHIVUKUVUKU DEMITIDO DA LIDERANÇA DA CASA-CE

Compartilhe

Abel Chivukuvuku já não é o líder da Convergência Ampla de Salvação de Angola – Coligação Eleitoral, anunciou a CASA-CE em conferência de imprensa, em Luanda. André Mendes de Carvalho “Miau” assume a liderança.

Agudiza-se a crise política no segundo maior partido da oposição angolana. O anúncio do afastamento de Abel Chivukuvuku foi feito esta terça-feira (26.02), numa conferência de imprensa na capital, Luanda, depois de ter sido dado um prazo de 72 horas para que Chivukuvuku apresentasse a demissão.

Na conferência de imprensa conjunta de cinco dos seis partidos e movimentos que fazem parte da CASA-CE foi também anunciado que André Mendes de Carvalho “Miau”, líder do grupo parlamentar da CASA-CE, assume a presidência da coligação.

Chivukuvuku é acusado de fazer oposição contra a própria coligação e de ter concentrado todos os poderes na sua pessoa. “O que não é correto é tentar projetar outros ares, mas ao mesmo tempo planificar acções que visam destruir o projeto existente”, tinha já criticado em declarações à DW Manuel Fernandes, um dos vice-presidentes da CASA-CE e líder do Partido de Aliança Livre de Maioria Angolana (PALMA), que integra a coligação.

Os cinco partidos pediram ao Tribunal Constitucional uma clarificação sobre a gestão dos fundos e sobre a presença de independentes nos órgãos de direção da CASA-CE. O Tribunal esclareceu que os independentes não podem fazer parte do Conselho Presidencial da coligação e proibiu Abel Chivukuvuku de criar um novo partido dentro da estrutura existente.

Fonte: DW | Manuel Luamba

Leave a Reply