Governador João Diogo Gaspar lança projecto de Electrificação Rural e Urbana para beneficiar mais de 80 povoações no Cuanza-Norte
O governador da província do Cuanza-Norte, João Diogo Gaspar, procedeu esta quarta-feira, no município de Samba Lucala, ao lançamento da primeira pedra do Projecto de Electrificação Rural, uma iniciativa estruturante que vai beneficiar 87 povoações, com a instalação de mais de seis mil ligações domiciliares, a expansão da rede de iluminação pública e o reforço da distribuição de energia eléctrica em toda a província.
A cerimónia contou com a presença de delegados e directores provinciais, administradores municipais, autoridades tradicionais, entidades religiosas e membros da comunidade, testemunhando o início de um projecto considerado determinante para o desenvolvimento económico e social do Cuanza-Norte.
O projecto contempla igualmente os sete novos municípios criados no âmbito da Nova Divisão Político-Administrativa Aldeia Nova, Caculo Cabaça, Cêrca, Luinga, Massangano, Tango e Terreiro garantindo que estas novas circunscrições administrativas disponham de infraestruturas energéticas capazes de impulsionar o seu crescimento e desenvolvimento.
Durante a sua intervenção, João Diogo Gaspar destacou que o aumento da disponibilidade de energia eléctrica constitui um dos principais pilares para acelerar a transformação económica da província.

Segundo o governador, a electrificação permitirá aumentar a produção agrícola e industrial, promover a transformação local dos produtos, garantir a segurança alimentar, dinamizar o comércio, incentivar o surgimento de pequenas e médias indústrias e atrair novos investimentos privados.
O governante sublinhou ainda que a expansão da rede eléctrica irá melhorar significativamente a prestação dos serviços públicos, sobretudo nos sectores da saúde, educação e abastecimento de água, criar novas oportunidades de emprego, aumentar o rendimento das famílias e elevar a qualidade de vida das populações.

Com este investimento, o Executivo reafirma o seu compromisso com a redução das assimetrias regionais, a promoção da inclusão territorial e o fortalecimento do desenvolvimento sustentável.
De acordo com o Governo Provincial, o Projecto de Electrificação Rural representa mais um passo decisivo na estratégia nacional de expansão do acesso à energia, consolidando o Cuanza-Norte como uma província cada vez mais preparada para aumentar a produção nacional, impulsionar a industrialização e criar melhores condições de vida para todos os cidadãos.

