Polícia ameaça activistas e promete detenções de manifestantes no dia em que João Lourenço apresenta “Estado da Nação”

Compartilhe

Os activistas que estão a promover a manifestação desta terça-feira, 15 de Outubro, junto à Assembleia Nacional contra o elevado índice de desemprego em Angola, foram ameaçados e proibidos de realizarem qualquer protesto no dia em que o Presidente da República, João Lourenço estará no Parlamento para o discurso anual sobre o “Estado da Nação”.

Rádio Angola

Em declarações à Rádio Angola, o porta-voz da pretensa manifestação agenda para esta terça-feira, 15 de Outubro, Geraldo Dala disse que a Polícia Nacional acusou o grupo de activista de pretenderem “desestabilizar o país”.

Geraldo Dala referiu que, para “consumar” o acto “intimidatório”, o Comando Provincial de Luanda da Polícia convocou na manhã desta segunda-feira, 14/10, via telefone o “grupo organizador da marcha contra o elevado índice de desemprego no país” num total de cinco activistas, nomedamente: Geraldo Dala, Gonçalo Miguel, Marinela Pascoal, Suria Kambinda e Paulo de Melo, para que estes comparecessem nas instalações da corporação.

Junto de altas patentes da Polícia, SIC e SINSE, os activistas receberam a “ordem” para a não realização do protesto, sob pena de serem detidos por crime de desobediência e instabilidade ao país. “Fomos interrogados, proibidos de se manifestarmos e ameaçados de detenções, caso insistirmos sair à rua”, disse Geraldo Dala, para quem independentemente do discurso musculado dos agentes da ordem vão sair em protesto para exigir junto do Parlamento dos 500 mil empregos prometidos pelo João Lourenço durante a campanha eleitoral nas eleições de Agosto de 2017, que deram victória ao então “cabeça-de-lista” do MPLA.

À Rádio Angola, o activista Geraldo Dala, entende que o comportamento da Polícia Nacional denota que o país não mudou e que as forças da ordem continuam alimentadas por uma ditadura agora à moda de João Lourenço.

Oiça aqui na página da Rádio Angola as declarações do activista Geraldo Dala, porta-voz da manifestação desta terça-feira, 15 de Outubro junto à Assembleia Nacional:

Leave a Reply