Mais de nove milhões de angolanos vão beneficiar de vacinas disponibilizados pela Gavi
Ouvir:
A ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, recebeu, na manhã desta terça-feira, 18 de Novembro, nas novas instalações do MINSA, localizadas na Avenida 21 de Janeiro, no Rocha Pinto, em Luanda, a CEO da Aliança Global para as Vacinas (Gavi), Sania Nishtar.
A visita enquadra-se no âmbito do reforço das relações de cooperação entre o Governo angolano e a Gavi, no quadro do Período Estratégico 6.0 (2026–2030), para fortalecer o Programa Nacional de Imunização, promover um financiamento sustentável do sector e consolidar os avanços no acesso equitativo às vacinas em todo o país.
Durante a reunião, que durou pouco mais de uma hora, as partes discutiram assuntos estratégicos relacionados com o planeamento conjunto e as prioridades de cooperação para o período 2026–2030, com enfoque no reforço da cadeia de frio, no acesso às vacinas, no financiamento do Programa Nacional de Imunização e na sustentabilidade das principais intervenções de saúde pública.
À saída do encontro, a ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta anunciou que a Gavi garantiu disponibilizar cerca de 500 milhões de doses de vacinas, para salvar cerca de nove milhões de pessoas.
Sílvia Lutucuta elogiou a liderança da Sania Nishtar, destacando a sua visão, dedicação e a afinidade entre ambas, decorrente da formação médica e da experiência na gestão de sistemas de saúde.

No domínio epidemiológico, a ministra apresentou o quadro nacional actual, destacando o surto de cólera que afecta 18 das 21 províncias, com 34.881 casos e 877 óbitos; os 22.137 casos de sarampo registados até outubro de 2025 em 18 províncias, e as acções em curso para combater a circulação do poliovírus tipo 2, apoiadas pela GAVI e pela OMS.
A ministra Sílvia Lutucuta agradeceu o apoio técnico, financeiro e logístico da GAVI, OMS, UNICEF, Banco Mundial, Médicos Sem Fronteiras e de outros parceiros na resposta às emergências sanitárias.
Para o Governo, a visita da directora Executiva da GAVI representa um marco na cooperação entre Angola e a Aliança Global para as Vacinas, reafirmando o compromisso conjunto de fortalecer o sistema de saúde, salvar vidas e garantir que nenhuma criança fique para trás.
O Ministério da Saúde (MINSA) reafirma a sua total disponibilidade para continuar a trabalhar com todos os parceiros nacionais e internacionais na promoção da saúde pública e no acesso universal à vacinação.
Por sua vez, a directora executiva da Aliança Global para as Vacinas (Gavi), Sania Nishtar, reiterou o compromisso da sua instituição com a República de Angola, tendo ressaltado que está entre os países considerados prioritários neste novo ciclo.
Sania Nishtar enalteceu o empenho das autoridades angolanos, com realce para o empenho do Presidente da República, João Lourenço. “Angola volta a integrar os países elegíveis, estamos felizes por iniciar um novo capítulo desta jornada”, disse.

