Coordenadores nacionais dos cursos de especialização de enfermagem reúnem com PFRHS
Os coordenadores nacionais dos cursos de especialização em enfermagem, no âmbito do Programa de Formação dos Recursos Humanos para a Cobertura Universal em Saúde em Angola, reuniram-se no dia 11 de Setembro, com a coordenação e gestão da Unidade de Implementação do Projecto de Formação de Recursos Humanos em Saúde (UIP).
O encontro contou com a participação do Gestor Técnico, Job Monteiro e dos consultores para as áreas de formação e Monitoria e Avaliação do Projecto, além de outros membros da equipa da UIP, incluindo a Judith Luacute, enfermeira licenciada e pós-graduada em Ciências de Enfermagem, consultora técnica em gestão dos serviços de enfermagem no Gabinete da Ministra da Saúde de Angola.
Em comunicado, a organização ressalta que o objectivo central da reunião foi “avaliar o desempenho formativo dos polos no primeiro semestre, analisar os resultados já alcançados e definir melhorias estratégicas para garantir que o segundo semestre se inicie com sucesso, com especial atenção à componente prática para os bolseiros em unidades hospitalares”.
Recorda-se que os pólos de especialização estão distribuídos por 13 províncias do país, entre as quais Luanda, Bengo, Bié, Benguela, Huambo, Cuanza-Sul, Cuanza-Norte, Huíla, Lunda-Sul, Cunene, Cabinda, e Icolo e Bengo.
“Um dos polos é coordenado pela Dra. Suzana Sumbelelo, que supervisiona seis destes pólos. O arranque das aulas práticas está previsto para outubro de 2025”, lê-se.
Com o início da formação prática, a organização espera que os balseiros, consolidem competências técnicas essenciais, como manuseio de equipamentos, atendimento directo ao paciente e tomada de decisões clínicas em contextos reais; beneficiem de uma formação com qualidade uniforme em todas as províncias, com supervisão adequada, tutoria competente e suporte material suficiente.

