Coordenadores nacionais dos cursos de especialização de enfermagem reúnem com PFRHS

Compartilhe

Os coordenadores nacionais dos cursos de especialização em enfermagem, no âmbito do Programa de Formação dos Recursos Humanos para a Cobertura Universal em Saúde em Angola, reuniram-se no dia 11 de Setembro, com a coordenação e gestão da Unidade de Implementação do Projecto de Formação de Recursos Humanos em Saúde (UIP).

O encontro contou com a participação do Gestor Técnico, Job Monteiro e dos consultores para as áreas de formação e Monitoria e Avaliação do Projecto, além de outros membros da equipa da UIP, incluindo a Judith Luacute, enfermeira licenciada e pós-graduada em Ciências de Enfermagem, consultora técnica em gestão dos serviços de enfermagem  no Gabinete  da Ministra da Saúde de Angola.

Em comunicado, a organização ressalta que o objectivo central da reunião foi “avaliar o desempenho formativo dos polos no primeiro semestre, analisar os resultados já alcançados e definir melhorias estratégicas para garantir que o segundo semestre se inicie com sucesso, com especial atenção à componente prática para os bolseiros em unidades hospitalares”.

Recorda-se que os pólos de especialização estão distribuídos por 13 províncias do país, entre as quais Luanda, Bengo, Bié, Benguela, Huambo, Cuanza-Sul, Cuanza-Norte, Huíla, Lunda-Sul, Cunene, Cabinda, e Icolo e Bengo.

“Um dos polos é coordenado pela Dra. Suzana Sumbelelo, que supervisiona seis destes pólos. O arranque das aulas práticas está previsto para outubro de 2025”, lê-se.

Com o início da formação prática, a organização espera que os balseiros, consolidem competências técnicas essenciais, como manuseio de equipamentos, atendimento directo ao paciente e tomada de decisões clínicas em contextos reais; beneficiem de uma formação com qualidade uniforme em todas as províncias, com supervisão adequada, tutoria competente e suporte material suficiente.

Radio Angola

Radio Angola aims to strengthen the capacity of civil society and promote nonviolent civic engagement in Angola and around the world. More at: http://www.friendsofangola.org

Leave a Reply