Uíge: Friends of Angola promove formação em liderança e valores democráticos para jovens
Ouvir:
Mais de 40 jovens de ambos os sexos participaram, na cidade do Uíge, da formação promovida pela organização não-governamental Friends of Angola (FoA), sobre “Liderança e Valores Democráticos para Jovens”.
O evento, que decorreu no Hotel KIAME, teve a duração de dois dias (25 e 26 de Julho) e contou com o envolvimento de homens e mulheres de várias organizações juvenis locais, incluindo o Conselho Provincial da Juventude (CPJ) do Uíge.
Alguns dos participantes enalteceram a iniciativa da Friends of Angola, considerando que o workshop foi proveitoso, pois consolidaram o seus conhecimentos em relação à dinâmica de liderança nas comunidades.
O jovem Abelardo Domingos salientou que a organização “está de parabéns por apostar na formação de futuros líderes que poderão se destacar nas comunidades da província do Uíge e nas demais regiões do país”.
Para ele, no contexto africano, “essas formações vão ajudar os próximos líderes no âmbito da democratização das sociedades”.
Emília Domingos Joaquim Vaz, membro da Mulher Bloquista do Uíge e da Associação de Estudantes do Instituto Superior “Nzenza Estrela”, afirmou que “pude aprender muito com o conteúdo transmitido sobre Liderança e Valores Democráticos”, pois entende que enquanto jovem tido como o “futuro do amanhã, torna-se fundamental lidar com a liderança desde muito cedo e mais ainda quando se fala de democracia”, disse, apelando que “acções do gênero devem continuar”..
A jovem Rosa Chitata, em representação do Movimento dos Estudantes Angolanos (MEA) manifestou a sua satisfação pela “brilhante iniciativa” da Friends of Angola (FoA), mas vez que, segundo disse “muitas jovens entram para determinadas organizações sem saberem alguns objectivos da liderança e a organização nos mostrou o que é a liderança”.
“A FoA nos ajudou a compreender a dinâmica da liderança”, salientou a integrante do MEA nas terras do bago vermelho.
A formação foi realizada pela Friends of Angola em parceria com a Associação local Acção Florestal, tendo como facilitador o professor e activista cívico, Fernando Sakwayela Gomes “Leví”, coordenador do Projecto Mão Cidadã, também co-fundador do Movimento Jovens pelas Autarquias.
Depois da província do Uíge, a próxima acção formativa vai contemplar os jovens da Lunda-Sul, cujo workshop será realizado na cidade de Saurimo.
De ressaltar que o projecto de formação em Liderança e Valores Democráticos conta com o financiamento da National Endowment for Democracy (NED). A primeira fase desta formação beneficiou jovens das 18 províncias de Angola.