Luto na Igreja Católica: Morreu bispo emérito do Huambo

Compartilhe

O bispo emérito do Huambo, Dom Francisco Viti, morreu ao princípio da noite deste sábado, 15, no Hospital Cardeal Alexandre do Nascimento, em Luanda, onde esteve internado desde Fevereiro ultimo, após sofrer um acidente viação, no município de Chicala Choloanga.

Muito recentemente correram rumores nas redes sociais sobre a suposta morte do prelado católico que dirigiu a Arquidiocese do Huambo por várias décadas, facto  prontamente desmentido pela Conferência Episcopal de Angola e São Tomé (CEAST) e que levou, na ocasião, Dom Zeferino Zeca Martins, que dirige actualmente os destinos da mesma a pedir que os sacerdotes, os consagrados e consagradas, bem como o povo cristão desta a oferecer orações e sacrifício pela melhoria do seu estado de saúde.

No entanto, apesar de ter sido submetido a uma intervenção cirúrgica craniana, tão logo fora evacuado para a capital do país, o bispo emérito do Huambo, não resistiu e acabando por sucumbir ao princípio da noite de  hoje, sábado, no Hospital Cardeal Alexandre do Nascimento.

Falecido aos 98 anos, Dom Francisco Viti foi vítima de um acidente de viação, no dia 19 de Fevereiro, junto da sede municipal da Chicala Choloanga, província do Huambo, após o estouro de um dos pneus da viatura em que se encontrava, quando regressava de uma missão pastoral, na província do Cuando Cubango.

Por este infausto acontecimento a comunidade católica do Huambo e do país, no geral, perde, assim, um dos bispos com mais tempo de sacerdócio a nível da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé (CEAST).

Radio Angola

Radio Angola aims to strengthen the capacity of civil society and promote nonviolent civic engagement in Angola and around the world. More at: http://www.friendsofangola.org

Leave a Reply