Associações de jovens estudantes apresentam ao CNJ preocupações do sector de ensino em Angola

Compartilhe

O Conselho Nacional de Juventude, no quadro do programa de diálogos com diferentes organizações juvenis, manteve no último sábado, 4, encontro com as associações que velam pelos interesses de estudantes.

No encontro, que decorreu no auditório da Universidade Católica, no Largo das Escolas, em Luanda, as organizações escolares apresentaram as principais preocupações que na sua visão afligem os estudantes de diferentes níveis de ensino.

O acto foi presidido pelo presidente do Conselho Nacional da Juventude (CNJ), Isaías Kalunga, que também é membro do Conselho Económico e Social do Presidente da República, com a presença do vice-governador da Província de Luanda para área Económica, Gilson Carmelino, em representação do governador, Manuel Homem.

Na ocasião, o líder do Movimento dos Estudantes Angolanos (MEA), Francisco Teixeira, levantou várias criticas contra os governantes que pouco fazem para a melhoria do ensino em Angola.

Para Francisco Teixeira, “o ensino público no país anda abandonado, tudo porque”, segundo o responsável associativo, “os filhos dos políticos e governantes não estudam nas escolas públicas”.

Os presidentes das associações dos estudantes presentes na cerimónia discursaram e apresentaram um memorando, que será compilado em um documento único pelo Conselho Nacional da Juventude (CNJ), para posteriormente ser remetido aos Ministérios da Educação (MED) e do Ensino Superior (ES), bem como ao Presidente da República, João Lourenço, enquanto Titular do Poder Executivo.

Os estudantes apontaram a escassez de salas de aulas, merenda escolar, carteiras, reprovação de alunos do ensino primário com aproveitamento negativo, com a execpção aos estudantes que não fizeram exames de acesso ao ensino superior no ano lectivo 2022-2023, desde que tenham demonstrado alguma competência e documentos credíveis, que poderá prejudicar mais de 15 mil jovens de diversas instituições do ensino superior.

Cada associação presente no encontro de auscultação, o Conselho Nacional da Juventude ofereceu uma motorizada, computador e impressora, com vista a facilitar o trabalho das organizações.

No encontro estiveram presentes: Mário Fernandes Presidente da União Nacional dos Estudantes de Angola (UNE-ANGOLA) e Francisco Teixeira, presidente do Movimento de Estudantes Angolanos (MEA).

Estiveram igualmente presentes no encontro o presidente da Associação dos Estudantes das Universidades Privadas de Angola (AEUPA), Agostinho Cayombo, o responsável do Movimento Nacional da Juventude Universitária de Angola (MNJUA), José Serqueira e do vice-presidente da União dos Estudantes Angolanos (UESA), José Eduardo.

Radio Angola

Radio Angola aims to strengthen the capacity of civil society and promote nonviolent civic engagement in Angola and around the world. More at: http://www.friendsofangola.org

Leave a Reply