Grupo Parlamentar da UNITA garante impugnar no TC resolução que elege membros da mesa da Assembeia Nacional

Compartilhe

Oiça aqui:

O Grupo Parlamentar da UNITA (GPU) garante que vai impugnar, no Tribunal Constitucional (TC), a eleição dos membros de Mesa da Assembleia Nacional, por entender que o acto violou a Constituição da República.

Na passada sexta-feira, 16, os Deputados da UNITA abandonaram a reunião constitutiva da Assembleia Nacional, por falta de entendimento com a Bancada do MPLA, quanto a eleição do segundo vice-presidente da Assembleia Nacional, a que a UNITA diz ter direito.

E, nesta segunda-feira, 19, o presidente do Grupo Parlamentar do maior partido na oposição, Liberty Chyaka, reiterou, em conferência de imprensa, que, conforme os resultados eleitorais, cabia ao seu partido o direito da segunda vice-presidência da Assembleia Nacional, segundo orienta a doutrina parlamentar moderna.

Chyaka lembra que a eleição dos órgãos directivos da Assembleia Nacional depende da aprovação da resolução do próprio Parlamento e não por lei, já que não carece da promulgação, pelo Presidente da República, procedimento que, o deputado considera violado, na reunião constitutiva de sexta-feira.

Face ao ocorrido, a UNITA diz que vai contestar no Tribunal Constituicional, com a apresentação de um processo de impugnação da eleição da Direcção da Assembleia Nacional.

 

Radio Angola

Radio Angola aims to strengthen the capacity of civil society and promote nonviolent civic engagement in Angola and around the world. More at: http://www.friendsofangola.org

Leave a Reply