Benguela: Encarregados de educação denunciam actos de corrupção na Escola “José Samuel-Lobito”

Compartilhe

Os pais e encarregados de educação, na província de Benguela, denunciaram esquemas no acesso às vagas para o ano lectivo 2022/2013, na Escola do primeiro ciclo de ensino nº 2024 colégio José Samuel-Lobito.

*Faustino Dumbo|Lobito

Segundo apurou a Rádio Angola, a escola em causa, durante a fase de matrículas, as vagas foram “atribuídas” mediante “esquemas de corrupção”, onde uma vaga foi “vendida até 20 mil kwanzas”.

Um dos encarregados de educação, ouvido por este portal, que preferiu anonimato, afirmou que “na Escola José Samuel-Lobito, onde o meu filho vai estudar 7ª Classe pela primeira vez, estão a cobrar 20 mil kwanzas”.

Para o cidadão, “se a escola é pública, os 20 mil kwanzas que são cobrados servem para que fim”, questionou o encarregado, que denuncia igualmente dificuldades para entrega dos certificados de habilitação dos alunos.

Outro encarregado de educação considerou que “a cultura da corrupção é uma herança, um legado cultivado pelo partido no poder, deixado pelo então Presidente, José Eduardo dos Santos, já falecido”, disse, acrescentando que “os angolanos não precisam de um herói, mas sim de um líder para desfazer a teia da corrupção e os marimbondos!, que na sua visão “continuam a perpetuar o fenómeno no seio do poder”.

A Rádio Angola contactou a direcção da referida escola, na ocasião, um dos responsáveis afirmou que se trata de “informação falsa, não estamos a cobrar nenhum valor”, referindo-se que “a escola é pública, por isso, não temos o porquê cobrar dinheiro aos encarregados de educação, e se isso for verdade, então mostrem a prova”, reforçou.

Radio Angola

Radio Angola aims to strengthen the capacity of civil society and promote nonviolent civic engagement in Angola and around the world. More at: http://www.friendsofangola.org

Leave a Reply