Presidente do CNJ lança Projecto-piloto de implementação de Cooperativas no país
O Conselho Nacional da Juventude (CNJ), lançou na quinta-feira, 24, um Projecto-piloto de Implantação de Cooperativas (PPIC), cujo objectivo é incentivar a produção agrícola por parte dos jovens do país.
Rádio Angola
Lançado na localidade de Dungo, comuna de Cabiri, município do Icolo e Bengo, província de Luanda, o projecto juvenil, de âmbito nacional, que conta com a parceria da Sonangol, foi realizado na cooperativa agrícola “Ditemu Dietu”, que em português significa (nossa enxada).
Em declarações à imprensa após a cerimónia, o líder do Conselho Nacional da Juventude (CNJ), Isaías Kalunga, afirmou que um dos objectivos essenciais do projecto ora lançado é a criação de mil e 800 cooperativas agrícolas visando incentivar e ajudar a produção agrícola nas 18 províncias.
A direcção da maior plataforma juvenil do país ofereceu materiais agrícolas e insumos à cooperativa “Ditemu Dietu”, de jovens que decidiram tomar a dianteira ao apelo do CNJ de produzir hoje, para colher amanhã.
Na sua intervenção, o presidente do CNJ falou da importância do lançamento do PPIC em consonância com a SONANGOL enquanto o financiador do projecto, o CNJ vai potencializar mais de 18 900 (dezoito mil e novecentos) cooperativas de jovens.
A margem do lançamento, Isaías Kalunga entregou também à cooperativa “Ditemu Dietu” sementes, fertilizantes, pás, enxadas, catanas, electrobombas, entre outro material de produção.
O Projecto-piloto de Implantação de Cooperativas (PPIC) visa a criação de agremiações agrícolas e promover uma colaboração estreita entre os agricultores e as grandes superfícies s comerciais
Segundo os mentores, o programa aponta como prioridade de acção a entrega de motobombas, sementes e outro material agrícola às cooperativas para que num prazo de 100 dias possam começar a distribuir os primeiros produtos.
O PPIC está atrelado ao Programa Juvenil de Apoio à Produção Nacional (Projapron) sendo uma referência na busca de soluções concretas para que o cooperativismo possa realizar sonhos e mitigar as grandes necessidades tangíveis na nossa sociedade.
O Programa Juvenil de Apoio à Produção Nacional (Projapron) é uma iniciativa do Conselho Nacional da Juventude (CNJ) que visa criar espaços para realizar trabalho produtivo e patriótico de apoio às iniciativas do Executivo sobre a produção nacional.
Segundo o CNJ, as vantagens desta iniciativa prendem-se com a facilidade no tratamento de documentos para investir na agricultura, a aquisição de terras para produzir, o acesso aos fertilizantes e as sementes.
O programa prevê também a criação de grupos de cooperativas constituídas por cinco jovens.