Presidente do CNJ lança Projecto-piloto de implementação de Cooperativas no país

Compartilhe

O Conselho Nacional da Juventude (CNJ), lançou na quinta-feira, 24, um Projecto-piloto de Implantação de Cooperativas (PPIC), cujo objectivo é incentivar a produção agrícola por parte dos jovens do país.

Rádio Angola

Lançado na localidade de Dungo, comuna de Cabiri, município do Icolo e Bengo, província de Luanda, o projecto juvenil, de âmbito nacional, que conta com a parceria da Sonangol, foi realizado na cooperativa agrícola “Ditemu Dietu”, que em português significa (nossa enxada).

Em declarações à imprensa após a cerimónia, o líder do Conselho Nacional da Juventude (CNJ), Isaías Kalunga, afirmou que um dos objectivos essenciais do projecto ora lançado é a criação de mil e 800 cooperativas agrícolas visando incentivar e ajudar a produção agrícola nas 18 províncias.

A direcção da maior plataforma juvenil do país ofereceu materiais agrícolas e insumos à cooperativa “Ditemu Dietu”, de jovens que decidiram tomar a dianteira ao apelo do CNJ de produzir hoje, para colher amanhã.

Na sua intervenção, o presidente do CNJ falou da importância do lançamento do PPIC em consonância com a SONANGOL enquanto o financiador do projecto, o CNJ vai potencializar mais de 18 900 (dezoito mil e novecentos) cooperativas de jovens.

A margem do lançamento, Isaías Kalunga entregou também à cooperativa “Ditemu Dietu” sementes, fertilizantes, pás, enxadas, catanas, electrobombas, entre outro material de produção.

O Projecto-piloto de Implantação de Cooperativas (PPIC) visa a criação de agremiações agrícolas e promover uma colaboração estreita entre os agricultores e as grandes superfícies s comerciais

Segundo os mentores, o programa aponta como prioridade de acção a entrega de motobombas, sementes e outro material agrícola às cooperativas para que num prazo de 100 dias possam começar a distribuir os primeiros produtos.

O PPIC está atrelado ao Programa Juvenil de Apoio à Produção Nacional (Projapron) sendo uma referência na busca de soluções concretas para que o cooperativismo possa realizar sonhos e mitigar as grandes necessidades tangíveis na nossa sociedade.

O Programa Juvenil de Apoio à Produção Nacional (Projapron) é uma iniciativa do Conselho Nacional da Juventude (CNJ) que visa criar espaços para realizar trabalho produtivo e patriótico de apoio às iniciativas do Executivo sobre a produção nacional.

Segundo o CNJ, as vantagens desta iniciativa prendem-se com a facilidade no tratamento de documentos para investir na agricultura, a aquisição de terras para produzir, o acesso aos fertilizantes e as sementes.

O programa prevê também a criação de grupos de cooperativas constituídas por cinco jovens.

Radio Angola

Radio Angola aims to strengthen the capacity of civil society and promote nonviolent civic engagement in Angola and around the world. More at: http://www.friendsofangola.org

Leave a Reply