Zuela: Nota informativa sobre programas de treinamento em várias regiões de Angola
Friends of Angola
B.O. Box 21602
Washington, DC 20009
E: [email protected]
Nota informativa
No âmbito do projecto Zuela, a Friends of Angola, tem estado a realizar um conjunto de programas de treinamento em várias regiões de Angola.
Estas sessões têm como objectivo, capacitar os cidadãos, activistas independentes e outros ligados às organizações da sociedade civil.
Pela dimensão do treinamento e o grau de exigências organizacional e logística, a FoA conta com a parceria de organizações locais, cujos membros, também são alvos do mesmo treinamento para o uso do Zuela.
Para além de outras acções anteriores sobre o aplicativo Zuela, no dia 09 do corrente mês, em Luanda, a Friends of Angola realizou um treinamento para activistas e cidadãos que estão directamente ligados a monitoria do processo eleitoral (uns na condição de educadores cívicos para a votação), na sala de conferência da Plataforma Mulheres em Accção (PMA). Esta actividade foi realizada, graças a abertura e disponibilidade da Direção da PMA e sua equipa.
À semelhanças das sessões subsequentes, o treinamento teve a duração de cinco horas.
No dia 12 do mês em curso, numa parceria com a OHI, foi possível a realização do treinamento com o mesmo objecto, tópico e fins, para ativistas pertencentes a mesma organização OHI, a ADRA, a OMUNGA e o RM em Benguela.
No dia 15, ainda deste mês, foi realizado o mesmo treinamento para activistas da província do Kuando Kubango, na cidade de Menongue.
Tais como a MBAKITA (Missão de Beneficência Agropecuária do Kubango, Inclusão, Tecnologias e Ambiente) e bem como os seus Parceiros que fazem parte do ObEA (Observatório Eleitoral Angolano):
ABECC(Associação dos Amigos Ambientalistas e Bio-ecoturismo do Cuando Cubango
ADICA (Acção para Democracia Integral e Cidadania Angolana)
DASEP (Departamento dos Assuntos Sociais, Estudos e Projectos)
CARITAS (serviços sociais da Igreja Católica)
AJUDSS (associação juventude unida para o desenvolvimento sadio e sociocultural)
ARSWPC (Associação Regeneradora do Trabalho Produtivo económico e sociocultural das Comunidades)
OME (Organização, Mobilização e Esperança)
CJP (Comissão Justiça e Paz)
COOPIL (Cooperação de Iniciativas Locais)
DRC (Desenvolvimento Rural de Camponeses.
Na sequência, no dia 19, realizar-se a reedição do treinamento na província da Huila em pareceria com as organizações locais: ACC e ASD.
Está prevista ainda outras sessões de treinamento em Luanda, pelo que, a equipa da FoA desdobra-se para conseguir salas para a realização destas actividades. De realçar que há grandes dificuldades para a permissão do arrendamento de salas, por razões políticas.
Luanda, 15 de agosto de 2017.
O Coordenador do Projecto
————————————————–
Domingos da Cruz