AEA realiza campanha massiva de doação de sangue em oito hospitais em Luanda

Compartilhe

Ouvir:

A Aliança Evangélica de Angola (AEA) realiza nesta sexta e sábado, uma campanha massiva de doação de sangue em oito unidades sanitárias da província de Luanda, no quadro da sua responsabilidade social e das festividades do jubileu.

O anúncio foi feito nesta quarta-feira, 22, em conferência de imprensa pelo secretário-geral da Aliança Evangélica de Angola (AEA), Alexandre Saul, no quadro das celebrações do 50º aniversário daquela congregação cristã, fundada em 1974.

Segundo o líder religioso, a organização prevê colher mais de mil bolsas de sangue no dia 25 de Maio, dia dedicado ao Continente Africano.

“A Aliança está em festa e temos agora esta grande actividade de doação de sangue, onde teremos uma cerimónia central no Hospital Pediátrico de Luanda”, disse.

Alexandre Saul fez saber que, no âmbito dos festejos do jubileu (50 anos de existência), a Aliança Evangélica de Angola (AEA) agendou várias actividades ao longo do ano de 2024, até Dezembro, altura em que será realizado o acto central da província de Benguela.

Para o efeito, o secretário-geral da AEA sublinhou que, para além da mega campanha de doação de sangue, outras acções poderão preencher o cronograma. “Teremos outras actividades onde estão os membros das nossas igrejas com destaque para a juventude e as mulheres”.

“Vamos realizando marchas de sensibilização contra o abuso sexual e violência doméstica, iremos também juntar esforços com outros organismos da sociedade para a realização de marcha contra a vandalização de bens públicos”, bem como jornadas sobre a emigração juvenil.

Por sua vez, a coordenadora para área da saúde da Aliança Evangélica de Angola (AEA), Julcileia de Carvalho Muenho disse que a campanha resulta de uma parceria com o Ministério da Saúde (MINSA) por meio do Instituto Nacional de Sangue (INS).

A médica revela que foram selecionados, nesta primeira fase para a doação de sangue, o Instituto Hematológico, Maternidade Lucrécia Paim, Hospital Geral de Luanda, Hospital Pediátrico de Luanda “David Bernardino”, Hospital Municipal do Cacuaco e o Complexo Hospitalar de Doenças Cardio-Pulmonares Cardeal Dom Alexandre do Nascimento, assim como o Instituto Nacional de Sangue (INS).

Julcileia de Carvalho Muenho espera, no entanto, o envolvimento de todos os fiéis da Aliança Evangélica de Angola e não só, que estejam em condições para a doação de sangue, pois para a responsável “é um acto solidário e de amor ao próximo, que visa salvar vidas humanas”.

Refira-se que a Aliança Evangélica de Angola (AEA) foi fundada em Dezembro de 1974, na província de Benguela, e congrega 16 denominações evangélicas, com mais de seis milhões de membros em todo o território nacional.

Os 50 anos de existência da AEA são celebrados sob o lema: “AEA 50 anos, a brilhar como ouro, na igreja e na sociedade através dos seus membros”.

Aliança Evangélica de Angola (AEA), enquanto parceiro do Estado coopera com o Governo angolano nas áreas da saúde, educação, alívio à pobreza, assistência social e outros sectores em todo o país.

Ouvir:

Radio Angola

Radio Angola aims to strengthen the capacity of civil society and promote nonviolent civic engagement in Angola and around the world. More at: http://www.friendsofangola.org

Leave a Reply