VISITA DE ESTADO A PORTUGAL DO PRESIDENTE DE ANGOLA – NOTA DA PRESIDÊNCIA PORTUGUESA

Compartilhe

A convite de Sua Excelência o Presidente da República, Sua Excelência o Presidente da República de Angola, João Lourenço, acompanhado da Primeira-Dama, Dr.ª Ana Dias Lourenço, e de uma delegação ministerial e de membros do seu Gabinete, realizará uma visita de Estado a Portugal entre os dias 22 e 24 de novembro.

Trata-se da primeira visita de Estado do Presidente João Lourenço a Portugal.

O programa, que terá uma forte componente político-diplomática e também económica, pretende dar continuidade ao importante trabalho desenvolvido durante a visita de Sua Excelência o Primeiro-Ministro a Luanda, em setembro, de forma a consolidar o já estreito relacionamento entre os dois países nas mais diversas áreas. Por outro lado, pretende também ilustrar a grande proximidade existente entre os povos dos dois países, alicerçada na riqueza do passado e, sobretudo, em importantes projetos de futuro.

É um programa com uma componente em Lisboa e outra no Porto. No dia 22 de novembro, depois das honras militares na Praça do Império e da deposição de uma coroa de flores no túmulo de Luís de Camões, Sua Excelência o Presidente da República de Angola, João Lourenço, será recebido por Sua Excelência o Presidente da República no Palácio de Belém. À tarde será recebido na Assembleia da República, onde fará uma intervenção na sessão solene plenária. Será depois recebido pelo Presidente da Câmara Municipal de Lisboa. O dia terminará com o jantar oficial oferecido por Sua Excelência o Presidente da República, no Palácio da Ajuda.

No dia seguinte, o programa iniciar-se-á no Porto, onde Sua Excelência o Presidente João Lourenço participará no seminário económico Portugal-Angola. Seguir-se-á um encontro com Sua Excelência o Primeiro-Ministro e um almoço. O Presidente de Angola será também recebido pelo Presidente da Câmara Municipal do Porto.

No último dia está prevista uma visita à Base Naval e ao Arsenal do Alfeite S.A.

Fonte: Presidência da República de Portugal

Leave a Reply