Vice-presidente do CNJ Sebastião Maurício apela juventude abster-se de actos que perigam “ordem democrática”

Compartilhe

Sebastião Maurício, vice-presidente do Conselho Nacional da Juventude (CNJ), instou na província do Bié, aos jovens angolanos a não enveredarem em actos que perigam a ordem democrática e as leis vigentes no país.

Ao intervir na abertura do workshop sobre “Políticas Públicas para a Juventude”, promovido pelo Conselho Provincial da Juventude no Bié, na sexta-feira, 10, o responsável encorajou os jovens da região a preservarem a paz, a democracia e a reconciliação nacional.

“A juventude deve encarar, com sentido de responsabilidade e patriotismo, os desafios do país. Neste período, em particular, devemos primar pela coesão e unidade nacional, para que as eleições gerais decorram num clima de união e harmonia social”, salientou.

Já, o vice-governador do Bié para o sector político, económico e social, António Manuel, garantiu que o Executivo vai continuar a trabalhar por forma a criar projectos sociais que promovem a empregabilidade da juventude.

“Reafirmamos que o Governo está apostado seriamente na construção de infra-estruturas sociais, entre escolas, hospitais, projectos habitacionais, entre outros, visando conferir maior dignidade à população, em especial os jovens”, realçou.

Lembrou que, no âmbito dos fundos Activo de Capital de Risco (FACRA) e de Apoio ao Desenvolvimento Agrário (FADA), foram criados, na província, mais de 600 empregos directos e três mil e 500 indirectos.

De 2021 a 2022, acrescentou, 308 jovens beneficiaram-se de micro-crédito, mil e 252 de formação sobre empreendedorismo, enquanto 197 receberam kits profissionais, nos municípios de Catabola e do Chitembo.

Durante o workshop, os participantes vão analisar, entre outros temas, “Os direitos e deveres dos jovens”, “Desafios da cidadania à luz das políticas nacionais da juventude” e “Empreendedorismo e o seu impacto no empoderamento da jovem mulher”.

Na província do Bié, com uma população estimada em dois milhões de habitantes, o Conselho Provincial da Juventude controla mais de 200 associações.

Radio Angola

Radio Angola aims to strengthen the capacity of civil society and promote nonviolent civic engagement in Angola and around the world. More at: http://www.friendsofangola.org

Leave a Reply