UNITA não concorda com vinda de médicos cubanos quando há colegas angolanos desempregados

Compartilhe

O maior partido da oposição angolana criticou a contratação de médicos cubanos afirmando que “isso não faz sentido face ao enorme número de médicos angolanos, que não conseguem emprego no sistema de saúde estatal”.

Segundo à VOA, que cita a conferência de imprensa realizada nesta terça-feira, 16/06, o líder da bancada parlamentar da UNITA, Liberty Chyaka disse que “há mais de dois mil e quinhentos médicos angolanos fora do sistema de saúde e o governo vai buscar médicos cubanos alguns que estudaram nas mesmas escolas que seus colegas angolanos.

“A UNITA discorda e exige a resolução urgente do problema”, acrescentou.

Liberty Chyaka revelou por outro lado que os deputados da UNITA doaram quase 14 milhões de Kwanzas para ajudar as vítimas mais vulneráveis da epidemia da Covid-19.

Chyaka sublinha que os valores vão ser encaminhados directamente às unidades hospitalares, centros médicos e centros de acolhimento .

“Seria incoerência de nossa parte se déssemos esses recursos à comissão interministerial quando sabemos que o governo nem os recursos do estado consegue gerir com transparência”,disse.

De acordo o parlamentar do galo negro, “os fundos serão entregues a deputados da UNITA e onde estes não existirem, aos secretários provinciais para distribuição nos centros mais necessitados”, afirmou.

Leave a Reply