UNITA acusa militantes do MPLA de terem destruído comité municipal do Bocoio e ferimento de dez pessoas

Compartilhe

Oiça aqui:

O secretário provincial da UNITA, em Benguela, denuncia a vandalização da sede do seu partido, no Município do Bocoio, por supostos militantes do MPLA, que festejavam a victória eleitoral, nesta sexta-feira, 2 de Setembro.

Em declarações à Rádio Despertar, Adriano Sapiñala Abel fez saber que os casos de provocação dos militantes do MPLA são recorrentes, na Província de Benguela e, decreveu que, o episídio desta sexta-feira, 2, teve lugar quando os militantes do MPLA, se dirigiram à sede Municipal da UNITA, no Bocoio, para onde arreçaram pedras e ateiaram fogo às viaturas e motozadas que se encontravam estacionadas no local.

Por se tratar de um acto que o político qualifica de criminoso, Adriano Sapinãla avançou que a UNITA vai levar às barras do Tribunal os supostos autores.

Num vídeo posto a circular nas redes sociais,  mostra a destruição total do secretariado, onde é possível vislumbrar a carbonização dos meios como computadores, secretarias, janelas e portas quebradas e alguns meios utilizados na vandalizacão da sede municipal do “Galo Negro”.

Face ao ocorrido, a Polícia Nacional em Benguela responsabilizou os militantes das duas formações políticas (MPLA e UNITA) no município do Bocoio, de serem responsáveis pelos actos de intolerância política que culminou com a vandalização do comité municipal da UNITA naquela região da província de Benguela.

Numa nota de imprensa tornada pública, a corporação esclareceu que a ocorrência teve inicio por volta das 13 horas, do dia 2, em que os militantes dos dois partidos protagonizaram um acto de intolerância política que terminou com a carbonização do comité municipal da UNITA, três viaturas, bem como a carbonização de três motos e um gerador.

45 minutos depois de a polícia ter sido accionada, as forças de ordem do Ministério do Interior, repuseram a ordem.

A Polícia assegura que estão a ser feitas diligências para se apurar as causas e responsabilizar criminalmente os responsáveis deste acto.

Nesta senda, acrescenta a nota, a Polícia Nacional em Benguela, apela todas as formações políticas, “no sentido de pautarem a sua conduta pelo estrito respeito à constituição e a lei, evitando-se actos suspeitas de alteração da ordem, preservando a paz duramente conquistado pelo povo angolano”.

O portal Rádio Angola tudo fez para ouvir a direcção do MPLA, no município do Bocoio, mas sem sucesso.

Radio Angola

Radio Angola aims to strengthen the capacity of civil society and promote nonviolent civic engagement in Angola and around the world. More at: http://www.friendsofangola.org

Leave a Reply