Uíge: Recluso denuncia mortes por enforcamento na Cadeia de Quindoqui
Um suposto recluso que terá fugido da cadeia de Quindoqui, no município do Negage, na província do Uíge, denuncia a morte de cinco detentos na referida penitenciária por enforcamento, devido a alegadas más condições dentro das celas.
Segundo a denúncia, os reclusos enfrentam muitas dificuldades para a alimentação e água potável, situação associada às suspeitas de desvio da comida alegadamente pelos gestores da cadeia.
Um dos reclusos, que disse ter conseguido fugir da cadeia, denunciou “tal situação cruel e desumana” por partes das autoridades carcerárias da Cadeia de Quindoqui, na província do Uíge.
Director da cadeia considera informações de pessoas de má-fé
Contactado pelo Club-K, o director da Cadeia de Quindoqui, António Domingos Wafada cadeia, Domingos Wafa esclareceu que se trata de uma informação falsa e infundada, pois não corresponde com a verdade.
Segundo o responsável, a cadeia de Quindoqui “nunca” registou qualquer caso de enforcamento de recluso nem mortes dentro das celas.
“Nós não temos nada a esconder, até porque fizemos parte dos direitos humanos e não ficaria bem deixarmos os reclusos morrerem na cadeia”, explicou.
António Domingos Wafa esclarece ainda que na Cadeia de Quindoqui, os reclusos têm as três refeições diárias (pequeno almoço, almoço e jantar), porquanto, disse não há escassez de alimentação, uma vez que a penitenciária tem um campo de produção agrícola, onde existem mais de 50 hectares de produtos tais como batata doce, banana, mandioca e outros.
“São informações de pessoas de má-fé”, salientou o director da cadeia.
Club-K