TCHIZÉ DOS SANTOS FALTA ÀS SESSÕES NO PARLAMENTO

Compartilhe

Welwitchia dos Santos «Tchizé», deputada e filha de José Eduardo dos Santos, ex-presidente de Angola, tem faltado às sessões plenárias na Assembleia Nacional a bel-prazer sem quaisquer justificativas, informaram à RA fontes no parlamento.

Segundo os deputados com quem mantivemos conversarmos, Tchizé dos Santos apenas compareceu na Assembleia Nacional em duas ocasiões, respectivamente, no dia da tomada de posse dos deputados, 28 de Setembro, e aquando do discurso sobre o estado da nação proferido pelo novo presidente da República, João Lourenço, no dia 16 de Outubro.

Tchizé faz parte da sexta comissão, responsável pelos assuntos religiosos, cultura, educação e comunicação social. Entretanto, os seus colegas também notaram a sua falta nesse grupo de trabalho.

O ordenamento interno obriga os parlamentares a justificarem as suas ausências perante a administração do órgão de soberania. Ao contrário do que fazem os demais deputados, com realce aos pertencentes aos partidos na oposição, Tchizé dos Santos não tem informado o secretário-geral da Assembleia Nacional, Pedro Agostinho de Neri, sobre as razões das suas faltas.

Enquanto não comparece no parlamento em qual foi investida como representante do povo, Tchizé tem presença cativa nas redes sociais, onde se destaca por queixas e ataques às figuras como João Lourenço, seu superior hierárquico no partido MPLA, e vários “camaradas”, isto na sequência do término do contrato entre a TPA e a Semba Comunicações, empresa da deputada.

O último ataque que protagonizou foi direccionado ao histórico do MPLA Ambrósio Lukoki que recentemente exigiu a demissão imediata e incondicional de José Eduardo dos Santos da presidência do MPLA e indicou João Lourenço para seu substituto. Em reacção, Tchizé “mandou” Lukoki calar-se alegando que não tem autoridade para falar pelo partido por não ter as quotas pagas.

Antes, a também membro do comité central classificou o seu partido como uma organização política de fofoqueiros, isto em conversa com outros militantes do MPLA no whatsapp.