Sindicato dos Jornalistas Angolanos denuncia pressão política da imprensa

Compartilhe

O secretário-geral do Sindicato dos Jornalistas Angolanos (SJA), Teixeira Cândido afirmou não ter dúvidas de que, o actual contexto da comunicação social em Angola, é de extrema perseguição política.

A organização sindical comemorou no dia 28 de Março, 31 anos de existência, com reflexão sobre “a mídia digital como refúgio dos jornalistas dada à perseguição aos meios tradicionais”.

Na ocasião, Teixeira Cândido apontou como prova de tal pressão, a recente ordem para encerramento da TV digital “Camunda News”, bem como a reabertura do canal Zap News, mas com limitações nos conteúdos de informação.

O sindicalista voltou a acusar o Estado de pretender manter o monopólio no sector da comunicação social devido à demora na reprivatização dos meios de comunicação recentemente confiscados.

Quanto à situação social dos jornalistas, Teixeira Cândido considerou critica, sobretudo dos privados, que segundo disse, não beneficiam do incentivo financeiro do Estado.

Radio Angola

Radio Angola aims to strengthen the capacity of civil society and promote nonviolent civic engagement in Angola and around the world. More at: http://www.friendsofangola.org

Leave a Reply