SIC pressiona jornalista violar cerca sanitária para responder intimação no Kuanza-Norte

Compartilhe

O Serviço de Investigação Criminal (SIC) no Kuanza-Norte notificou na passada quarta-feira, 10, o jornalista Capita Inga enquadrado na TV-Nzinga, uma Televisão Comunitária do Município do Cazenga, a comparecer nas suas instalações na próxima quarta-feira, 17.

O Decreto escreve que, Capita Inga recebeu recentemente vários telefonemas de elementos afectos ao SIC daquela província a fim de se deslocar, pelo que não foi possível tendo em conta a cerca sanitária que Luanda vive, no âmbito das medidas de prevenção contra o novo coronavírus (COVID-19).

O SIC insiste que o jornalista viole a cerca sanitária para responder no próximo dia 17 pelas 9horas a referida notificação. Até ao momento ainda não se sabe o que está por detrás desta notificação.

Segundo fontes familiares os agentes do SIC Ndalatando ameaçaram o irmão de Capita Inga para que fizesse chegar a notificação caso contrario responderia pelo Capita Inga.

Recentemente no Canzega foram detidos dois jornalistas angolanos ligados ao projecto comunitário, TV Nzinga no Cazenga por tentarem reportar um indivíduo que estava ferido na estrada do Papá Kitoco: “Eles queriam filmar, mas depois eles viram que é melhor salvar vidas, do que filmar, quando chegaram no Hospital, os agentes levaram a Esquadra” contam fontes no local.

Os dois detidos foram soltos três horas mais tarde.

Os mesmos jornalistas, ficaram igualmente detidos na semana passada, por gravarem um episódio de cidadãs que estavam sem casas, há caminho de dez anos, numa promessa do antigo Administrador do Cazenga Tany Narciso.

Os profissionais angolanos que criaram a TV para dar abertura aos factos do Cazenga, e também dar voz aos servidores públicos, para esclarecem determinados assuntos, como da falta de água, luz e muito mais, queixam-se igualmente de estarem a serem perseguidos por autoridades daquele município.

Leave a Reply